Praias de Salvador ganham projeto inovador de gestão de resíduos

Praias de Salvador ganham projeto inovador de gestão de resíduos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Ricardo Junior

Publicado em 26/09/2025 às 09:47 / Leia em 2 minutos

Com o objetivo de valorizar o espaço público e fortalecer a economia local, a Orla Brasil, empresa responsável pela concessão do novo Parque Urbano da Orla de Pituaçu e do Parque Esportivo Boca do Rio, inicia seu plano inovador de gestão de resíduos inspirado nos princípios da economia circular.

A iniciativa prevê a instalação de estações de reciclagem, o uso de triciclos elétricos para coleta seletiva e a parceria com cooperativas de catadores, garantindo a destinação correta dos materiais recicláveis e gerando impacto social positivo por meio da inclusão produtiva. Além disso, serão realizados treinamentos com operadores e trabalhadores da orla, promovendo a conscientização ambiental e a adoção de práticas mais sustentáveis nos quiosques e barracas.

Inspirado em projetos internacionais e em experiências de sucesso no Brasil, como o Praia Circular – que visa reduzir a geração de lixo plástico, implementando práticas de sustentabilidade na orla do Rio de Janeiro por meio do envolvimento de estabelecimentos locais – o modelo aplicado em Salvador busca reduzir o consumo de plásticos descartáveis, estimular o reaproveitamento de materiais e promover um turismo regenerativo em que moradores, visitantes e comerciantes atuam juntos para preservar o patrimônio natural da cidade.

“A redução do uso de plásticos descartáveis é uma medida fundamental não só para a preservação ambiental, mas também para a qualificação da atividade econômica na orla. Com esse projeto, damos um passo importante, consolidando nossa gestão sustentável que valoriza o trabalho dos operadores de quiosques, estimula a economia local e fortalece o nosso compromisso com uma orla mais limpa, eficiente e atrativa para moradores, turistas e investidores”, afirma Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil.

O projeto de gestão de resíduos é fruto de uma parceria entre a Orla Brasil com a Prefeitura de Salvador, FGV, Sebrae, Clean, Hub Greennova e a Universidade de Copenhagen.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia