Secretário de Mobilidade de Salvador está entre os três finalistas de prêmio nacional

Secretário de Mobilidade de Salvador está entre os três finalistas de prêmio nacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto / Secom PMS

Publicado em 21/10/2026 às 15:04

O secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, está entre os três finalistas da categoria Profissional de Destaque na Mobilidade Urbana do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU 2026). O resultado será anunciado no dia 18 de novembro, durante cerimônia em São Paulo.

Em sua quarta edição, a premiação reconhece profissionais que contribuem para o desenvolvimento e a modernização dos sistemas de transporte e mobilidade nas cidades brasileiras.

A indicação acontece em um momento de mudanças no transporte público de Salvador. Entre as principais iniciativas da gestão está a renovação da frota de ônibus, que teve a entrega de 326 veículos climatizados em setembro. A previsão da Prefeitura é incorporar cerca de 700 novos coletivos ao sistema ao longo de 2026.

Os veículos contam com ar-condicionado e motores com tecnologia Euro 6, desenvolvida para reduzir a emissão de poluentes.

Outro destaque é a ampliação do BRT Salvador, que busca melhorar a conexão entre diferentes regiões da capital baiana. Segundo dados apresentados pela gestão municipal, em determinados trechos, viagens que antes levavam aproximadamente 45 minutos passaram a ser realizadas em cerca de 15 minutos.

Na última pesquisa QualiÔnibus, 82% dos usuários afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço.

Em 2026, Salvador também recebeu o Sustainable Transport Award, reconhecimento internacional concedido pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), por iniciativas relacionadas à modernização do BRT, eletrificação da frota, acessibilidade e inclusão.

A Prefeitura trabalha ainda na viabilização da compra de 100 ônibus elétricos, em negociação com o Banco Mundial.

“Recebo essa indicação com muita alegria, mas, sobretudo, como um reconhecimento ao trabalho de uma grande equipe que está transformando a mobilidade de Salvador. Estamos realizando a maior renovação de frota da história da cidade, ampliando o BRT, investindo em ônibus elétricos e buscando oferecer um transporte mais moderno, confortável e sustentável”, afirmou Pablo Souza.

O secretário também destacou os desafios que ainda precisam ser enfrentados para melhorar o transporte público da capital.

“Esse reconhecimento também aumenta a nossa responsabilidade. Sabemos que ainda temos muitos desafios e que precisamos avançar cada vez mais para entregar à população o transporte público que ela merece”, acrescentou.

A cerimônia do Prêmio PMU 2026 será realizada no dia 18 de novembro, às 18h, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na categoria disputada por Pablo Souza, serão anunciados um vencedor e duas menções honrosas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia