OSBA apresenta obras de Tchaikovsky em concerto gratuito neste domingo (14)

OSBA apresenta obras de Tchaikovsky em concerto gratuito neste domingo (14)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Caio Lírio

Publicado em 09/09/2025 às 10:37 / Leia em 2 minutos

A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, neste domingo (14), às 11h, um concerto gratuito com obras do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. O evento integra a Série Manuel Inácio da Costa, iniciativa que leva a OSBA a espaços religiosos e culturais de Salvador.

Sob a regência do maestro convidado Eduardo Salazar e com solo do spalla da OSBA, Francisco Roa, a apresentação terá como repertório as obras “Romeu e Julieta” (Abertura Fantasia) e o “Concerto para Violino”, Op. 35.

Composto em 1878, o Concerto para Violino, Op. 35, de Tchaikovsky, é uma das obras mais emblemáticas do repertório violinístico. Considerado exigente tanto tecnicamente quanto emocionalmente, o concerto combina momentos de virtuosismo intenso, lirismo melancólico e energia contagiante, características que o tornam uma peça desafiadora e ao mesmo tempo muito cativante para o público.

“O primeiro movimento é cheio de virtuosismo, com passagens difíceis e até ‘pirotécnicas’ para o violino; o segundo é marcado por uma melancolia muito bonita, de caráter mais introspectivo; e o terceiro explode em energia, como uma dança russa vibrante, culminando em um final de arrepiar”, destaca Francisco Roa.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia