Festa de San Gennaro anuncia edição 2025 no Rio Vermelho com 15 restaurantes e atrações musicais

Festa de San Gennaro anuncia edição 2025 no Rio Vermelho com 15 restaurantes e atrações musicais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Ricardo Prado

Publicado em 09/09/2025 às 10:51 / Leia em 4 minutos

A tradicional Festa de San Gennaro, promovida pelo Grupo Pasta em Casa, já tem data confirmada para sua 6ª edição: no dia 27 de setembro, das 10h às 22h. O bairro do Rio Vermelho será palco de um evento que une gastronomia, música e design, tendo como tema deste ano os 40 anos do Axé, consolidando-se de vez no calendário cultural da Primavera em Salvador.

Pelo terceiro ano consecutivo, a identidade visual será assinada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que promete mesclar símbolos da cultura italiana com a energia da música baiana. “É uma alegria imensa assinar novamente a identidade visual da Festa de San Gennaro. Nesta edição, trago elementos inspirados no movimento da Axé Music, presentes em cada detalhe do projeto”, destaca Fraga.

Valeska Calazans volta a ter Ronaldo Fraga assinando identidade visual | Foto: Ricardo Prado

A celebração nasceu a partir de uma viagem do empresário Celso Vieira a Nápoles, na Itália, onde conheceu o famoso macarrão de Gragnano, referência mundial em massas secas. “Para nós, a festa é uma forma de celebrar as tradições italianas em nossa cidade, promovendo encontros, experiências e memórias afetivas. O objetivo é valorizar a gastronomia da Itália, uma das mais reconhecidas do mundo, em Salvador”, afirma.

Vieira lembra ainda a importância do Rio Vermelho como cenário do evento. “Mantemos a feira aqui desde a primeira edição, não só por ser onde está o Pasta em Casa, mas pela veia gastronômica e boemia que segue viva no bairro. O Rio Vermelho é a Vila Madalena de Salvador, onde se concentram muitos dos principais restaurantes da capital baiana”, brinca.

Festa lota o Rio Vermelho | Foto: Fabio Marconi

Na edição anterior, Ronaldo Fraga explorou referências do cordel e das xilogravuras nordestinas, no tema “San Gennaro baiano”. Agora, propõe um diálogo entre a tradição italiana e o Axé, unindo os dois universos em uma só identidade visual.

Gastronomia de rua e chefs renomados

O clima de quermesse toma conta das ruas e calçadões do Rio Vermelho com cardápios especiais preparados por restaurantes italianos e de outras vertentes gastronômicas. Os 15 participantes são Pasta em Casa, Forneria do Pasta, Alfredo’Ro, Crema Gelato Italiano, Casa Iryna, La Mássima, Bella Napoli, Vona, Genaro por Vini Figueira, Isola Cucina Italiana, Bottino e Di Lucca.

O evento também contará com a Casa Chálabi, de cozinha líbano-mediterrânea; o La Lupa, de gastronomia mediterrânea; e o Manga, reconhecido por seu trabalho com ingredientes de origem e sorvetes artesanais.

Foto: Ricardo Prado

Música, arte e cultura

A programação musical reforça o elo com o Axé. Ícones do gênero como Gerônimo e Sarajane estão entre as principais atrações, ao lado de nomes como Luciano Bahia, Aloísio Menezes, o DJ Roger N’Roll e Márcia Castro, que encerra a festa em grande estilo em um trio elétrico.

A arte também ganha espaço com apresentações teatrais do humorista Sulivã Bispo, da atriz Maria Menezes e do espetáculo Villa ABCD, garantindo diversão para diferentes públicos.

A história do santo

Na Itália, San Gennaro; no Brasil, São Januário. O santo católico foi um mártir cristão, decapitado durante a perseguição de Diocleciano, por volta do ano 300. A ele é atribuído o milagre da liquefação do sangue. De acordo com a tradição, após sua morte, uma mulher chamada Eusébia coletou seu sangue em ampolas. Com o tempo, a substância solidificou-se em fragmentos semelhantes a pedras, mas desde o século XIV há relatos de que o sangue se transforma em líquido em dias santos, sendo interpretado como um sinal de bênção e proteção para os napolitanos.

A San Gennaro 2025 é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio da Redemix.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia