Projeto quer exigir alertas em publicidade de anabolizantes e hormônios

Projeto quer exigir alertas em publicidade de anabolizantes e hormônios

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Imagem gerada por IA

Publicado em 31/08/2026 às 11:19

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados pretende estabelecer regras para a publicidade de esteroides anabolizantes e substâncias hormonais. O PL 3120/26 determina que os anúncios deixem claro que se trata de publicidade e apresentem alertas sobre os riscos à saúde.

A proposta prevê que as mensagens sejam visíveis e legíveis e informem sobre possíveis impactos no coração, fígado, sistema hormonal, saúde mental e metabolismo quando há uso sem acompanhamento médico.

O texto também proíbe que essas substâncias sejam apresentadas como seguras ou livres de riscos. A divulgação para fins estéticos, recreativos ou de aumento de desempenho também deverá conter o alerta previsto.

A proposta foi apresentada pela deputada Daniela do Waguinho (Republicanos-RJ), que aponta o crescimento do consumo de anabolizantes para fins estéticos e a influência de conteúdos publicados por influenciadores e clínicas.

“O projeto não pretende proibir o debate sobre saúde hormonal nem o relato de experiências pessoais”, afirmou a parlamentar.

Próximos passos

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Comunicação; Defesa do Consumidor; Saúde; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia