Esquina famosa no Centro Histórico, Edifício Sulacap completa 78 anos neste sábado (06)

Esquina famosa no Centro Histórico, Edifício Sulacap completa 78 anos neste sábado (06)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Amanda Palma

Reprodução/Instagram Sulacap

Publicado em 06/07/2024 às 14:02 / Leia em 2 minutos

O icônico Edifício Sulacap, no Centro da cidade, completa 78 anos neste sábado (6). O prédio fica na esquina da Avenida Sete de Setembro e a Rua Carlos Gomes, em frente à Praça Castro Alves.

O ponto é um marco da arquitetura modernista no Centro Histórico. Foi inaugurado em 1946, e projetado pelos arquitetos Anton Floderer e Robert Prentice. Ele é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), desde 2008.

Segundo o Ipac, quando foi construído, o Sulacap contrastava com os casarões do centro da cidade tanto por sua estética em art déco, como por sua estrutura em concreto armado e estruturas metálicas. Ele foi projeto para atender ao mercado financeiro, mas atualmente atende a diversas especialidades de escritórios e lojas. São sete andares e cerca de 120 lojas.

Com um ponto privilegiado, o Sulacap exatamente onde acontece o famoso encontro dos trios no Carnaval e, por isso, na época da folia, muitas salas são alugadas para funcionarem como “camarotes”.

Veja algumas imagens internas do Sulacap: 

sulacap 4

sulacap 3

sulacap 2

sulacap 1

Exposição
Em comemoração ao edifício, a exposição DeuInsight (In)visível será aberta hoje. A mostra aborda os principais prédios art déco de Salvador.

Esta é a sexta edição da exposição, voltada para a arquitetura baiana. A mostra é realizada pelo RB Studio e tem curadoria do arquiteto e diretor criativo Rafael Bittencourt.

A exposição vai até o dia 2 de agosto e está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h.

Confira a programação abaixo:

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe