IDSM lança mais um projeto inédito na Bahia, o NEOJIBA CONECTA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

O Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) anunciou, nesta sexta-feira (5), o lançamento do NEOJIBA Conecta, um projeto inovador que reunirá 30 talentosos músicos da África e da América Latina em Salvador. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 30 de julho no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA.

A ação tem como objetivo criar um espaço de diálogo e intercâmbio cultural entre jovens artistas do Sul Global, fortalecendo laços e promovendo a compreensão mútua. A programação contará com oficinas de criação musical, masterclasses com renomados maestros, debates enriquecedores, ensaios colaborativos e uma série de apresentações abertas ao público.

Os participantes da primeira edição vêm de países como Colômbia, Peru, Equador, Chile, Angola e Moçambique, e são integrantes de programas influentes como a Iberacademy, a Sinfonía por el Perú, a Orquestra Sinfónica Kaposoka e o Xiquitsi, projeto moçambicano inspirado no NEOJIBA e criado pela oboísta e ministra da Cultura Eldevina Materula.

O público poderá acompanhar a programação gratuitamente no Parque do Queimado, na Liberdade, durante o “Sarau do Sul Global”, que ocorrerá nos dias 16, 17, 18, 23 e 25 de julho, sempre às 18h, com jovens de diferentes nacionalidades apresentando músicas tradicionais de seus países.

Os músicos também participarão das comemorações do 17º aniversário do NEOJIBA, que terá o Conecta como tema. Eles se apresentarão ao lado dos integrantes do projeto em recitais e concertos especiais nos dias 19, 20 e 21 de julho, também no Parque do Queimado.

O grande concerto de encerramento será realizado no Teatro Salesiano, em Nazaré, no dia 28 de julho, às 17h, sob a regência do maestro Ricardo Castro. A Orquestra NEOJIBA Conecta apresentará o prelúdio de “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Wagner, além de obras vibrantes de compositores latino-americanos, como “Sensemayá”, do mexicano Silvestre Revueltas, “Sonhos percutidos”, do baiano Wellington Gomes, e “Huapango”, do também mexicano José Pablo Moncayo.

O IDSM planeja continuar e expandir o NEOJIBA Conecta nos próximos anos. “Este projeto não apenas celebra as riquezas culturais dos participantes, mas também se estabelece como um pilar essencial para a promoção da paz e da integração entre os povos”, afirma Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA.

Confira a programação completa:

Saraus do Sul Global
Dias 16, 17, 18, 23 e 25/7, às 18h
Parque do Queimado (R. Saldanha Marinho, 10-32, Liberdade)
Entrada gratuita

Aniversário de 17 anos do NEOJIBA
Dias 19, 20 e 21/7
Parque do Queimado (R. Saldanha Marinho, 10-32, Liberdade)
Entrada gratuita

Concerto de Encerramento
Com a Orquestra NEOJIBA Conecta, sob regência de Ricardo Castro
Dia 28/7, às 17h
Teatro Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 347 – Nazaré)
Entrada Gratuita

Compartilhe

Faculdade Lumino leva estudantes para imersão de quatro dias em grandes empresas e ecossistemas de inovação em São Paulo

Fundação Garcia D’Ávila celebra 45 anos e anuncia programação cultural em Praia do Forte

Carreta que identificou 18 casos de câncer de pulmão na Bahia conquista prêmio nacional

Quem Ama Cuida: Ademir revela segredo do passado após atentado contra Pedro

Belo sofre acidente durante gravação de série ‘Arcanjo Renegado’ na Rocinha

Roberta Roma volta ao hospital após sentir dor no peito e passa por novo cateterismo em Salvador

Luana Piovani alfineta João Gomes em meio a discussão sobre seu posicionamento político: ‘A máscara caiu’

Estudiantes x Flamengo, onde assistir ao vivo pela Copa Libertadores no jogo de ida da semifinal

MEI ganha novas regras após sanção; veja os valores e quem tem direito aos benefícios

Flamengo divulga escalação com Bruno Henrique e Saúl para enfrentar o Estudiantes na Libertadores

‘OAB da Medicina’: Congresso aprova obrigatoriedade de prova de proficiência para médicos

Tiago Abravanel posa de sunga após perder 23 kg e recebe elogios nas redes sociais

Daniela Mercury participa de ato pela educação na UFBA, onde cursou Dança nos anos 80

Claudia Raia revela que foi presa na Argentina aos 15 anos durante a Guerra das Malvinas

Prefeitura abre espaço para discussão da sociedade civil sobre revisão do Plano Diretor; saiba como participar

Carminha, Nina e Jorginho estão de volta: veja o que já sabemos sobre Avenida Brasil 2

Maria Bethânia será homenageada por Cissa Guimarães no ‘Sem Censura’ desta sexta (16)

Senado aprova aumento do teto e perdão de dívidas tributárias dos microempreendedores individuais (MEI)

Netflix aumenta preços no Brasil e plano Premium chega a quase R$ 72 por mês; veja novos valores

MUNCAB amplia estrutura e passa a ter dois edifícios no Centro Histórico de Salvador; veja como ficou

Globo apresenta primeiras imagens de ‘Paraíso Perdido’, novela que vai explorar temas como desejo, poder e prostituição

Renner abre agenda de shows solo com projeto em homenagem a Rick

Flávio Bolsonaro aparece com 51% e Lula com 49% dos votos válidos no 2º turno, segundo Datafolha

Herdeiros de Netinho poderão receber royalties por 70 anos; veja como funciona o pagamento

De professor a estrela da Globo: Amaury Lorenzo leva experiência de quase 20 anos em sala de aula para novela

Adriana Calcanhotto surpreende Sandy ao revelar que usa a canção ‘Vamos Pular’ para dar aulas: ‘Refrão fantástico’

Shopping é condenado a pagar R$ 31 mil a idoso que caiu em tampa no estacionamento

Ana Maria comenta separação conturbada da filha: ‘É adulta e tem vida dela’

Após anulação de votos de Garotinho, TRE confirma Douglas Ruas como novo governador do Rio

Gilberto Gil e Caetano Veloso se reencontram e reforçam luta pela democracia

Caetano Veloso homenageia a irmã Mabel Velloso no Dia dos Professores; relembre a trajetória da escritora

Almacen Pepe promove Festival de Pães Recheados em Salvador nesta sexta (16) e sábado (17)