15 Jan 2024
Museus e espaços culturais de Salvador também oferecem opções gastronômicas; confira 6 dicas

Unindo o belo ao delicioso, Salvador tem diferentes opções para quem ama arte e gastronomia. De um lado a outro da cidade, é possível combinar o contemplar com o degustar no mesmo espaço, garantindo novas escolhas para os dias quentes de Verão.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
É o caso do novo Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-Bahia), no bairro da Graça, inaugurado no final de setembro. Atrás do tombado Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, onde funcionava o Palacete das Artes e onde parte das obras do museu estão expostas, foi inaugurado, meses depois, em dezembro, o Preta Café Bistrô.
O local é comandado por Angeluci Figueiredo e Chico Marrara, à frente também do Preta e da Pretoca, restaurante e pousada disputados na Ilha dos Frades. No espaço na Graça, o menu traz opções de Almoço Executivo e pratos que fazem referência ao restaurante da ilha, além de drinks criados por Júnior Queiroz.
O funcionamento do Preta Café Bistrô é de terça a sábado, das 11h30 às 22h, e aos domingos, das 11h30 às 19h. Já o museu pode ser visitado de terça a sábado, 10h às 22h, e nos domingos e feriados, das 8h às 20h.
No final do Corredor da Vitória, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), o Fausto Bistrô & Café é uma boa opção para quem está circulando pela região e quer dar uma pausa. O espaço gastronômico, no pátio, tem funcionamento independente do espaço cultural, que recebe sempre novas exposições e projetos, que podem ser visitados e frequentados antes ou depois da passagem pelo café.
No Fausto, que funciona de segunda a quinta, das 9h às 18h30, e às sextas e sábados, da 9h às 21h30, além de opções do café ao lanche da tarde, passando pelo almoço, o cliente pode aproveitar atrações musicais em dias específicos. A programação pode ser conferida no @faustobistrobarcafe.
A caminho do Centro Histórico, chegando na icônica Praça Castro Alves, fica o Cine Glauber Rocha, que traz programação nova todas as quintas-feiras, além de projetos como a Matinê, aos domingos, com clássicos e lançamentos a preços promocionais. Lá, no primeiro andar, funciona o Restaurante Guarany, que leva o nome original do edifício, resgatando a história do prédio.
Comandado pelo chef Pedro Meireles, o espaço de dois andares e com varanda virada para a Baía de Todos os Santos, traz uma gastronomia autoral, que, com técnicas mundiais da gastronomia, imprime brasilidade a entradas, pratos e sobremesas, reforçando seu nome e o porquê de ter escolhido um cartão-postal da cidade para estar.
A programação diária do Cine Glauber Rocha pode ser conferida AQUI. Já o Guarany funciona de quarta a domingo para almoço e de quarta a sábado para o jantar. Às quintas, sextas e sábado, das 17h às 19h, rola o Happy Hour especial, com direito a um belo pôr do sol e open adega por R$ 130.
Instalado no terraço de um importante espaço cultural do estado, o Mãe Comida Afetiva leva mais do que um cardápio inspirado nas receitas familiares das sócias à Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho. Semanalmente, os clientes podem degustar receitas da família e da cozinha ancestral da Bahia com a bela vista da cidade, com direito a programação musical que pode ser conferida no @maecomidaafetiva (que tem unidades ainda na Cidade da Música, no Comércio, e na Casa do Rio Vermelho, onde está o memorial de Jorge Amado e Zélia Gatai).
O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, no mesmo horário de funcionamento da Casa do Carnaval da Bahia, equipamento cultural que é o primeiro museu do Carnaval no Brasil. Com uso da tecnologia e da interatividade, o museu conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa, em quatro pavimentos.
Já no Santo Antônio Além do Carmo, no casarão amarelo em frente ao largo onde também fica o Forte da Capoeira, funcionam tanto o Museu do Mar – Aleixo Belov quanto o Yolo Coffee Bar. No primeiro, estão guardadas relíquias do velejador Aleixo Belov de cinco viagens ao redor do mundo, como o veleiro "Três Marias", construída por ele mesmo em 1976, e exposto como pilar central do museu. Enquanto isso, na esquina, o Yolo se apresenta como um café bar contemporâneo com bebidas, drinks e comidas autorais, assinadas pelo chef Raphael Sepúlveda.
Do outro lado da cidade, no clássico bairro de Itapuã, história e sabores também se misturam de frente pro mar. Combo de hotel, restaurante e memorial na casa onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse viveram sua história de amor na Praia de Itapuã, a Casa di Vina é uma excelente opção para um passeio leve, musicado e nostálgico. Recentemente, o imóvel resgatou também a história do Bar do Pique.
Fotos: Feijão Almeida/André Fofano, Divulgação, Reprodução/Redes Sociais, Pedro Cidreira e Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
Fotos: Feijão Almeida/André Fofano, Divulgação, Reprodução/Redes Sociais, Pedro Cidreira e Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.