Renomado bartender e vitral de Calasans Neto: confira detalhes em torno do resgate do histórico Bar do Pique

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O Bar do Pique, sucesso nos anos 1970, será reinaugurado no próximo dia 16 de novembro, como antecipado pelo Alô Alô Bahia. O universo boêmio baiano será revivido pelas empresárias Renata e Luisa Prosérpio, à frente do Casa Di Vina Boutique Hotel, em Itapuã, que convidaram o mixologista Laércio Zulu, que, apesar de natural do Recôncavo Baiano, é radicado em São Paulo, onde integra o time do Grupo Saints.
 
JBVEUsS.md.jpg
Responsável por dez operações, que vão de choperias a restaurantes de cozinhas internacionais, e considerado um dos 50 bartenders mais influentes e inovadores do mundo, Zulu assinará a carta de drinks do espaço, fundado há cerca de 50 anos pelo casal Vinicius de Moraes e Gessy Gesse, para reunir os amigos. Entre os drinks que farão parte do menu, ele antecipou três para nossa equipe, o "Licença Poética", o "Regra de Três" e "Aquele Abraço".
 
JBVESX2.md.jpg
As novidades contarão com ingredientes locais que homenageiam a história da casa, como tem sido natural na trajetória do bartender. Dono de uma coquetelaria livre, ele foi um dos primeiros no Brasil a valorizar os ingredientes nacionais e de comunidades originárias nas suas criações.

Outro destaque da retomada do Pique e esse clima de saudosismo é o resgate do vitral localizado no memorial de Vinicius de Moraes. Instalada em 23 de outubro na fachada da Casa di Vina, a arte "O sol que arde em Itapuã” é traduzida em cores e linhas pelo artista plástico baiano Calasans Neto, que frequentava muito o espaço.
 
JBVE8zl.md.jpg
"A ideia de refazer o elemento teve início numa conversa com Gesse, que me contou sobre o antigo vitral de duas lindas cabras desenhadas por Calasans, que já não estava no local desde 2000 e cujos registros parecem ter sumido no tempo", conta Luisa.

A primeira saga, segundo as empresárias, foi encontrar o desenho original do vitral em contato com antigos moradores da casa. "A frustração deu lugar à empolgação quando Eduardo, da família de Auta Rosa e Cala, nos mostrou a foto de uma das grades verticais da antiga casa do artista plástico, com quase o mesmo formato do vão do vitral da casa de Vinicius. Achamos que a coincidência era um sinal, usando o desenho do gradil de Cala para compor o novo vitral do poeta", revela Renata.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A confecção do vitral aconteceu no Estúdio Sarasá, em São Paulo, tido como o melhor do Brasil, indicação do arquiteto baiano Nivaldo Andrade e do professor José Dirson Argolo. A criação de Toninho Sarasá e de sua equipe demorou mais de um ano para ficar pronta, com muitas idas e vindas, pesquisas e testes. Como o desenho de Calasans não tinha cores, por se tratar de um gradil, o maior desafio foi o de colorir as figuras. 

"Os primeiros testes tinham tons pastéis e eram lindos, mas não tinham a cara de Cala. Iniciei uma pesquisa numa coletânea do artista super especial feita pela Odebrecht e achei nosso sol vermelho. Depois disso, foi mais fluido ir compondo com tons terrosos, por vezes soturnos. Calasans tinha um jeito nada óbvio de colorir as figuras, mas mais uma vez contamos com a ajuda da família do artista e chegamos a um belíssimo resultado, que os deixou felizes e a nós também", explica Luisa.

A história do bar

Para a turma de artistas que o frequentavam, o Pique era sinônimo de animação, mas para a esposa de Vinicius significava, de certa forma, um alívio. A ideia do nome surgiu como um pedido dela por mais tranquilidade no seu lar, que estava sempre muito movimentado e com pessoas bebendo. "Poeta, vamos fazer um barzinho, um lugar pra esse povo todo beber. Cada um paga sua cervejinha ou seu uísque, numa boa", conta Gessy no livro "Minha Vida com o Poeta". O nome do bar, no fundo, é uma referência à humorada frase "Se pique de minha casa".

Veja mais fotos:
JBVEO5G.md.jpg
JBVEkb4.jpg
JBVEeef.jpg
Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias