Notas


7 Mar 2021

Papa Francisco tem encontro histórico com aiatolá Ali al-Sistani no Iraque

Papa Francisco tem encontro histórico com aiatolá Ali al-Sistani no Iraque O Papa Francisco foi até a cidade sagrada de Najaf, no Iraque, para realizar uma reunião histórica com o principal clérigo xiita da região e visitou o local de nascimento do profeta Abraão neste sábado (6). O pontífice condenou a violência em nome de Deus como "a maior blasfêmia". "Deste lugar, onde a fé nasceu, da terra de nosso pai Abraão, vamos afirmar que Deus é misericordioso e que a maior blasfêmia é profanar seu nome odiando nossos irmãos e irmãs", disse.

Com o vento do deserto soprando sua batina branca, Francisco, sentado com líderes muçulmanos, cristãos e yazidis, falou à vista da escavação arqueológica da cidade de 4 mil anos que compreende um Ziggurat no estilo pirâmide, um complexo residencial, templos e palácios. Horas antes, em Najaf, Francisco conheceu o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, de 90 anos.

Em um comunicado, Sistani disse: "A liderança religiosa e espiritual deve desempenhar um grande papel para pôr um fim à tragédia... e exortar os lados, especialmente grandes poderes, a fazer prevalecer a sabedoria e o bom senso e apagar a linguagem da guerra".

O papa, que começou sua visita de quatro dias ao Iraque em Bagdá na sexta-feira, deve fazer missa ainda neste sábado na Catedral Caldeana de São José, na capital. No domingo, ele viaja para o norte de Mossul, um antigo reduto do Estado Islâmico.
 
Foto: Vatican Media / AP Photo. Siga o insta @sitealoalobahia.

6 Mar 2021

Grupo acende quase 2 mil velas para homenagear vítimas da Covid-19; veja o vídeo

Grupo acende quase 2 mil velas para homenagear vítimas da Covid-19; veja o vídeo Um grupo de jovens da cidade de Mutuípe, no vale do Jiquiriçá, na Bahia, acendeu quase 2 mil velas na noite dessa sexta (5), em homenagem às pessoas que morreram por causa da Covid-19 no Brasil. O número de velas faz referência aos  dados registrados no país na última quarta-feira(3), com 1.840 óbitos em 24h.
 
 As velas, de acordo com o G1 Bahia, foram acesas no estádio da cidade e formaram a imagem de uma cruz. A estudante de farmácia Monique Barbosa, de 25 anos, que participou da ação, conta que cerca de 20 pessoas atuaram no local, com distanciamento social, todos utilizando máscaras e não houve aglomeração. Ela disse que o grupo demorou cerca de seis horas para acender 1,9 mil velas.
 
Segundo a jovem, a ação também teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença e alertar que a pandemia segue causando muitas vítimas no país.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Foto: @sulbahia1. Siga o insta @sitealoalobahia.

6 Mar 2021

Sedur intensifica operação de combate à poluição sonora em Salvador no fim de semana

Sedur intensifica operação de combate à poluição sonora em Salvador no fim de semana A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensifica, neste sábado (6), a Operação Silere, que tem como objetivo combater a poluição sonora em Salvador. Durante a ação, que conta com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), mais de 80 bairros serão fiscalizados. 

Presente na operação, o secretário da Sedur, João Xavier, destacou que o número de denúncias em relação à poluição sonora, causada por residências teve um aumento de 50% no último final de semana. “Estamos vivendo um momento delicado, pedimos a compreensão de todos para não promover  aglomerações e manter o isolamento social. O nosso principal objetivo é combater a pandemia e preservar vidas”, declarou. 

Nos dois primeiros meses deste ano, a Sedur já realizou mais de 1.300 vistorias e cerca de 200 equipamentos de som foram apreendidos, durante as operações de fiscalização. O cidadão pode fazer a denúncia por meio do Fala Salvador 156.

Leia também: Restrição de atividades não essenciais em Salvador e RMS é prorrogada até dia 15; saiba detalhes

Foto: Secom Salvador. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

6 Mar 2021

Restrição de atividades não essenciais em Salvador e RMS é prorrogada até dia 15; saiba detalhes

Restrição de atividades não essenciais em Salvador e RMS é prorrogada até dia 15; saiba detalhes Devido à situação da Covid-19, com ocupação da taxa de leitos de UTI ainda acima de 80%, a medida que restringe as atividades consideradas não essenciais em Salvador e Região Metropolitana prossegue até o próximo dia 15. A decisão conjunta foi tomada pelo prefeito Bruno Reis, pelo governador Rui Costa e demais gestores da RMS, em reunião virtual realizada neste sábado (6), que também foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores da capital baiana, Geraldo Júnior. As informações são da Secom municipal.

Os gestores chegaram à conclusão após avaliação dos números do novo coronavírus na cidade. Mesmo com a abertura de novos leitos no Hospital Salvador, na tenda da Arena Fonte Nova, do novo gripário em São Cristóvão e na segunda unidade de suporte ventilatório nos Barris, a taxa de ocupação de leitos em Salvador é de 85% e, na Bahia, é de 87%. Para evitar o colapso no sistema de saúde, a saída foi, mais uma vez, prorrogar a medida de restrição do comércio por mais uma semana e, assim, garantir o isolamento social e diminuir a taxa de transmissão.

“Após sete dias de suspensão das atividades não essenciais em nossa cidade, já começamos a observar uma pequena queda no número de casos ativos, mas ainda muito incipiente diante da gravidade que estamos vivendo neste momento. As UPAs ainda estão cheias: neste momento, 47 pacientes estão aguardando regulação para hospitais de campanha. Fizemos um esforço grande esta semana e, mesmo assim, os números não cederam. A rede privada está praticamente colapsada, com a maioria dos hospitais com mais de 95% de ocupação e pacientes aguardando vagas. Por isso, na reunião de hoje, com a presença do governador e dos prefeitos da região metropolitana, decidimos prorrogar as medidas por mais sete dias”, declarou Bruno Reis.

Protocolos
No encontro, os gestores também trataram dos protocolos para o retorno das atividades econômicas de forma escalonada, assim que for possível. Os detalhes serão discutidos em um próximo encontro, previsto para acontecer na próxima terça-feira (9).

Medidas
Segue em vigor o toque de recolher determinado pelo governo do Estado, até o dia 1º de abril, que restringe a locomoção noturna de pedestres entre 20h e 5h do dia seguinte. Com a prorrogação, poderão funcionar apenas os estabelecimentos que comercializam alimentos ou que prestam serviços de saúde e utilidade pública, como supermercados, panificadoras, delicatessens e açougues; farmácias; agências bancárias e lotéricas; serviços públicos considerados essenciais; além de estabelecimentos que estejam funcionando em delivery (cujo regime está liberado até meia-noite), e sistema de retirada no local desde que mantidas as portas fechadas ao público.  

Além disso, poderão seguir funcionando serviços de saúde e hospital dia; serviços de imagem radiológica; atendimentos de tratamentos contínuos a exemplo de oncologia, hemoterapia e hemodiálise; laboratórios de análises clínicas; estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares; clínicas veterinárias e pets shops, à exceção do serviço de banho e tosa; e postos de combustíveis.

Eventos e atividades esportivas – Fica vedada a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras durante o período, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. 

Além disso, deverão ser suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes e ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, religiosos, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: Betto Jr/Secom Salvador. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

6 Mar 2021

Mesckla fará live desfile em homenagem ao Dia da Mulher com direito a cashback e presentes

Mesckla fará live desfile em homenagem ao Dia da Mulher com direito a cashback e presentes No próximo dia 8 de março, às 18h, a Mesckla fará uma super LIVE DESFILE no Instagram oficial da loja, com lançamentos exclusivos e que estão em alta na moda de marcas como: Skazi, lorane, Anne Fernandes, Lança Perfume, Amissima, Tufi Duek & Fedra.

Será tudo com 10% de cashback, pagamento em até 10x sem juros e ainda há a possibilidade de ganhar presentes especiais. E o que é melhor: sem precisar sair de casa, com todo o conforto, comodidade e segurança que você precisa e merece!

Mas, atenção! Essas condições são exclusivas para compras efetuadas nos dias 8 e 9 de março. Então, coloca na sua agenda de compromissos imperdíveis: segunda-feira (8), às 18h, no Instagram @mesckla
 

Foto: Reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

6 Mar 2021

Herzem Gusmão explica em áudio seu retorno à UTI: ‘necessitando de mais oxigênio’. Ouça!

Herzem Gusmão explica em áudio seu retorno à UTI: ‘necessitando de mais oxigênio’. Ouça! O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, enviou pelas redes sociais uma mensagem em áudio e de texto atualizando seu quadro clínico, que sofreu uma piora neste sábado (6), necessitando, novamente, de uma transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A equipe médica achou por bem que eu voltasse pra UTI. Eu estou ainda necessitando de mais oxigênio. Então, eu voltei para usar o cateter de alto fluxo”, explicou ele, em um áudio postado nas redes sociais.

Apesar da gravidade do quadro, provocado pela Covid-19, Herzem enviou uma mensagem de otimismo à população conquistense. “Continuo confiante em Deus, pedindo todas as orações e mandando um grande abraço para a minha terra. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, concluiu o gestor, reeleito no último pleito municipal.

Com 72 anos, Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Pouco mais de uma semana depois, foi internado no Hospital Samur, em Conquista, com complicações pulmonares causadas pela doença, e posteriormente transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

(@herzemgusmao)


Foi de lá que ele foi empossado para o novo mandato, no dia 8 de janeiro, em cerimônia online, no leito de hospital. Atualmente, a cidade é comandada pela vice-prefeita Sheila Lemos (DEM).

Foto: Reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

6 Mar 2021

Bruno Reis apresenta plano de retomada, e Fecomércio-BA pede reabertura já na segunda (8)

Bruno Reis apresenta plano de retomada, e Fecomércio-BA pede reabertura já na segunda (8) A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-BA) e entidades dos segmentos produtivos se reuniram com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, na noite dessa sexta-feira (5), quando o gestor apresentou o “Plano de Retomada das Atividades Econômicas”, baseado no escalonamento dos horários de funcionamento de cada setor, entre comércio, serviços, turismo, alimentação, escritórios, construção civil e demais.

A proposta mais relevante é que todas as atividades econômicas estejam ativas na capital, enquanto o fl¬uxo no transporte público poderá ser controlado, reduzindo o contágio pelo coronavírus. 

O presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, pediu que o plano, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), seja ativado já a partir da próxima segunda-feira (8). 

“Não podemos suportar mais tempo de portas fechadas, portanto precisamos de alternativas para destravar a economia. O plano da Prefeitura mostra que é possível manter a totalidade das atividades em funcionamento parcial e, ao mesmo tempo, frear o contágio, ao minimizar os impactos no horário de pico no sistema de transporte”, explica Andrade.

Andrade ressaltou que, durante a reunião, o trabalho desenvolvido pelo prefeito e pela titular da Semdec, Mila Paes, foi aplaudido por todas as entidades presentes à reunião virtual. 

Também participaram da videoconferência os vereadores Cláudio Tinoco (DEM), Daniel Alves (PSDB), Geraldo Júnior (MDB) e Ricardo Almeida (PSC), além de entidades do bloco “Por um Comércio Mais Forte” – Associação Comercial da Bahia (ACB), CDL Salvador e FCDL Bahia –, e representações do Turismo, Bares e Restaurantes, Shoppings Centers, Academias de Ginástica e Construção Civil. Com informações da Fecomércio-BA.

Foto: Nara Gentil/Correio*. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

6 Mar 2021

Sandro Barros lança linha exclusiva de enxoval de mesa

Sandro Barros lança linha exclusiva de enxoval de mesa O que surgiu de um pedido especial do casal de amigos Nizan Guanaes e Donata Meirelles se tornou uma nova e charmosa linha de enxoval de mesa assinada por Sandro Barros.
 
Os guardanapos e jogos americanos em linho puro da Sandro Barros Home são feitos sob encomenda, como os que acabou de assinar para a RP Paula Severiano Ribeiro presentear sua irmã e futuro cunhado. As peças, com iniciais desenhadas por ele, trazem bordados inspirados nos desenhos e cores das porcelanas da cliente. “Tudo começou com a insistência de Nizan Guanaes e Donata Meirelles, para quem criei todo um enxoval de cama, mesa e banho”, contou o designer em seu perfil no Instagram, no qual compartilhou imagens de sua criação.
ppppl
Leia mais notícias na aba Notas
 
Foto: @helsongomes. Siga o insta @sitealoalobahia.

6 Mar 2021

Bandido usa nome da vice-prefeita de Salvador para aplicar golpes

Bandido usa nome da vice-prefeita de Salvador para aplicar golpes A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, anunciou esta semana que está sendo vítima de um criminoso. Em seu Instagram, ela publicou um alerta indicando aos seus seguidores que há uma pessoa se passando por assessor dela a fim de pedir dados pessoais a possíveis vítimas. 

"Pessoal, tem alguém se passando por meu assessor pedindo dados pessoais. Provavelmente uma tentativa de clonagem. Por favor, fiquem atentos e não passem informações pessoais ou nenhum código de WhatsApp", orientou Ana Paula.
 

Trata-se de uma dor de cabeça a mais para a gestora, que tem atuado na coordenação de ações da prefeitura no pior momento da crise sanitária do coronavírus.
 

Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

6 Mar 2021

Caetano Veloso participará do Cultura Inglesa Festival neste domingo; veja como assistir

Caetano Veloso participará do Cultura Inglesa Festival neste domingo; veja como assistir Caetano Veloso participará de um bate-papo neste domingo (7), às 19h, dentro da programação do Cultura Inglesa Festival, que inicia hoje sua 25a edição em formato virtual. Além de tocar 3 clássicos do seu repertório, o cantor e compositor baiano vai conversar com o escritor Felipe Franco Munhoz sobre seu período de exílio em Londres e como esse momento influenciou na criação de algumas de suas canções.

A obra de Caetano também será visitada pelo cantor Diego Moraes, a baterista Andressa Pezzuol e o pianista Luis Chamis na quinta-feira (18), às 19h, no show "London London", que percorre o disco.

Realizado entre hoje (6) a 28 de março de forma gratuita, o evento da Associação Cultura Inglesa São Paulo oferece uma vasta programação, promovendo um diálogo entre a cultura brasileira e a britânica através de música, cinema, teatro, dança e artes visuais. Para assistir é só acessar o site culturainglesafestival.com.br.
caet
Foto: @caetanoveloso. Siga o insta @sitealoalobahia.