Notas


23 May 2022

Ceramista centenária recebe homenagem no Festival de Saveiros de São Félix

Ricardina Pereira da Silva, a Dona Cadu, será homenageada durante o Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, que acontecerá de 27 a 29 de maio, em São Félix, no Recôncavo baiano.
 
Aos 102 anos, a ilustre filha da cidade, que não pôde celebrar seu centenário em 2020, como previsto, ganhará homenagem da Câmara dos Vereadores no primeiro dia do festival, no dia 27, às 10h. No mesmo dia, às 20h, a importante ceramista brasileira ainda provará que é uma excelente sambadeira, no comando da roda de samba do grupo Filhos de Dona Cadu.
 
O Festival de Saveiros tem como proposta resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio baiano.
 
XqGpAG.md.jpg
Relação com a cerâmica
 
Dona Cadu descobriu o universo da cerâmica aos 10 anos, observando uma vizinha, que a ajudou nos primeiros passos. Em poucos dias, a ceramista já fazia panelas melhores que a "professora" e viu ali uma fonte de renda para toda a vida. Com a cerâmica, criou seus 10 filhos, dois biológicos e oito adotados. Contou, por muito tempo, com a ajuda do marido, que era pescador e já faleceu. Hoje, tem também três netas e dois bisnetos e já participou de filmes e documentários, tendo recebido diversas menções honrosas de escolas, eventos e grupos culturais. É ainda tema de livro, teses e inspiração para ceramistas e artesãos.
 
Fotos: Nilton Souza e Márcio Soares. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

23 May 2022

JAM no MAM anuncia retorno de temporada presencial

No próximo dia 28 de maio, a JAM no MAM fará sua primeira jam session presencial desde o início da pandemia. Para celebrar esse reencontro com o público, a Geleia Solar, banda base da JAM, entra no palco montado no pátio do MAM Bahia com 13 artistas para uma performance musical das 18h às 21h.
 
XqGd3F.md.jpg
Integram a banda os artistas Alana Gabriela (percussão), André Becker (sax alto e flauta), Bruno Aranha (piano), Fernando Isaia (trompete), Graham Haynes (trompete), Ivan Bastos (baixo), Ivan Huol (bateria), Ivan Sacerdote (clarinete), Lorena Martins (bateria), Lucas Decliê (sax), Matias Traut (trombone), Paulo Mutti (guitarra) e Rowney Scott (sax tenor e sax soprano). Durante a jam session, o palco será aberto após a primeira hora de show para a participação de outros músicos interessados em tocar junto com a banda Geleia Solar.
XqGFyJ.md.jpg
Os ingressos devem ser adquiridos exclusivamente pela internet, no site Eventbrite (http://jamnomam.eventbrite.com.br). Para acessar o Pátio do MAM, local onde o evento é realizado, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação (digital ou versão impressa) comprovando o ciclo vacinal completo da Covid-19. A JAM no MAM é realizada pela Huol Criações e conta também com o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).
XqGfTv.md.jpg
Serviço
O quê: JAM no MAM
Quando: 28 de maio, das 18 às 21h
Onde: Pátio do MAM Bahia (acesso a partir das 17h)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), vendidos no portal Eventbrite
Como comprar: http://jamnomam.eventbrite.com.br
 
Fotos: Ligia Rizerio​. Siga o insta @sitealoalobahia.

23 May 2022

João Doria desiste de candidatura ao Planalto: ‘Me retiro com o coração ferido’

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (23) que está fora da disputa pela Presidência da República. Ele tornou pública a decisão em pronunciamento feito por meio de suas redes sociais.
 
Xq1P5J.md.webp
"Hoje, neste 23 de maio, serenamente entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário a minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada", disse durante o pronunciamento. 


Fotos: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia

23 May 2022

Encontro de designers de interiores discute soluções de projetos para imóveis não residenciais

A internet encurtou distâncias e abriu para um público global a demanda por imóveis ociosos. Com esse mercado emergente potencializado, muitos empreendimentos se adaptaram e criaram uma categoria chamada de NR (Não Residencial), que pode funcionar não só como suas finalidades mais comuns – como escritório – mas também atender a necessidades mais atuais, como a locação por airbnb. 

O surgimento de um novo filão para os profissionais de decoração - a criação de projetos para esse tipo de aplicativo – será tratada no evento “Design e Tendências do Morar: Moradia por assinatura e Apartamentos N.R em Salvador”, realizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores, na próxima sexta-feira (27), às 10h, na Ogunjá - Alameda das Espatódeas, 277.

O evento contará com presença do diretor Regional da ABD Bahia, Alter Fernandez, da CEO na eXclusive Realty Imobiliária, Manuella Nabuco, e da arquiteta Thais Abreu, que vão tratar dos novos desdobramentos da tecnologia e nova forma de habitar os espaços. No mesmo dia, à tarde, o grupo que assistir ao bate papo fará uma visita técnica imersiva a um apartamento decorado para observar as soluções de design de interiores para um empreendimento de uso misto e N.R (Não Residencial).

Song_about_summer / Shutterstock.com.  Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

23 May 2022

Dois brasileiros figuram na lista dos 100 mais influentes da revista Time

A ativista indígena Sonia Guajajara e o pesquisador Tulio de Oliveira figuram entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com lista divulgada pela revista Time nesta segunda-feira (23).
Atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia, Sonia Guajajara foi candidata a vice-presidente pelo PSOL em 2018.

Diretor do Centro para Respostas e Inovação em Epidemias na África do Sul, onde vive desde 1997, Tulio ganhou destaque ao chefiar uma das equipes envolvidas na descoberta da variante ômicron do coronavírus no país.

A lista elaborada pela Time inclui ainda a atriz Zendaya, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, além do líder do Chile, Gabriel Boric.
 

23 May 2022

Maiores empregadores mantêm equipes em home office e trabalho híbrido

Impulsionados pelas medidas de distanciamento tomadas em razão da pandemia, o home office e o trabalho híbrido permanecem sendo adotados por algumas das maiores empregadoras do país, e a expectativa é que sejam mantidos, mesmo com o avanço da vacinação.
 
A decisão de seguir com a opção de trabalho remoto, ao menos por algumas vezes por semana, está em linha com o que apontam levantamentos recentes, em que os trabalhadores dizem querer aproveitar a experiência de trabalho que tiveram nos últimos anos e preferem não estar no escritório todos os dias.
 
Segundo a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Previdência, fazem parte dos maiores empregadores formais do país instituições bancárias (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Itaú), os Correios, empresas do setor de alimentação (BRF e Seara), de teleatendimento (Atento) e de saúde (Raia-Drogasil).

Pelos critérios da Rais, o topo do ranking antes da pandemia, em 2019, era dos Correios e do Banco do Brasil. De acordo com os dados atuais de número de funcionários fornecidos pelas empresas à reportagem, o primeiro lugar em 2022 pode ficar com o Itaú Unibanco.

Com quase 100 mil colaboradores hoje, o Itaú Unibanco chegou a migrar metade de seu quadro para o modelo remoto, com o início da pandemia, em 2020.

Em fevereiro deste ano, já com a vacinação em estágio mais avançado, o banco passou a adotar três modelos de trabalho nos escritórios administrativos: presencial, para os colaboradores cujas funções demandam presença no banco todos os dias; híbrido, para times que precisam trabalhar nos escritórios com frequência ou em situações predefinidas; e flexível, que prevê mais autonomia.
 
No caso dos Correios, atualmente com 88,5 mil empregados, 2% (cerca de 1.770) estão em trabalho remoto. Segundo a empresa, mesmo antes da pandemia, a partir da reforma trabalhista de 2019, o teletrabalho é uma opção para parte do quadro de funcionários, “observando as condições legais, bem como a conveniência na prestação dos serviços”.

No Bradesco, há a expectativa de manter cerca de 30% do quadro de funcionários no sistema híbrido para as áreas administrativas com atividades elegíveis.

“O aprendizado com o trabalho remoto permitiu que, por meio de acordo coletivo com o movimento sindical, fôssemos o primeiro banco de grande porte a assumir o compromisso de adotar essa forma de trabalho após a pandemia”, diz a instituição, que tem cerca de 87,5 mil funcionários. Eles também têm a avaliação de que, em algumas áreas, essa modalidade de trabalho passou a ser relevante para a atratividade e a retenção de talentos.

A Caixa chegou a ter mais de 56 mil empregados (35,6% do total) trabalhando de casa, em razão da pandemia, e teve um retorno positivo por parte dos que atuaram remotamente, sobretudo pela maior autonomia e possibilidade de conciliação entre trabalho e família.
 

“Com isso, considerando o cenário atual, estudam-se a implantação e percentuais aplicáveis para manutenção do trabalho remoto na empresa”, diz a assessoria do banco.

Depois de usar a modalidade durante a pandemia, o Banco do Brasil implantou o trabalho de formato híbrido, com até dois dias na semana fora do escritório.

Atualmente, são cerca de 4% dos 86,3 mil funcionários alternando entre o trabalho remoto e o presencial.

A instituição diz acompanhar a tendência das novas modalidades de trabalho desde 2015, quando criou um projeto-piloto para alguns funcionários, e a necessidade de adotar o trabalho remoto durante a pandemia reforçou as vantagens dessas modalidades.

No fim de março, o governo editou uma medida provisória que regulava o trabalho híbrido. Especialistas em direito do trabalho ainda se dividem sobre a possibilidade de as novas regras virem a incentivar mais empregadores a ofertar essa modalidade de trabalho.

Dos 70 mil colaboradores da Atento, cerca de 35% estão em home office –o restante se divide entre os modelos híbrido e presencial.

“O sistema tem se mostrado benéfico para todos. Esse formato de trabalho ampliou as possibilidades de contratação e movimentação interna de profissionais que, por algum motivo, priorizam o modelo remoto”, diz Ana Marcia Lopes, vice-presidente de Pessoas e Responsabilidade Social da Atento no Brasil.

Xq0sM7.md.jpg

MAIORES EMPREGADORES DO PAÍS

​Em 2019 (antes da pandemia):
º | Correios: 109,6 mil
º | Banco do Brasil: 104,5 mil
º | Caixa: 91 mil
º | BRF: 87,6 mil
º | Bradesco: 86,7 mil

Em 2022*:
º | Itaú Unibanco: 99,6 mil
º | Correios: 88,5 mil
º | BRF: 96 mil
º | Caixa e Bradesco: 87,5 mil (cada um)
º | Banco do Brasil: 86,3 mil

*Até o primeiro trimestre; dado mais recente da BRF é de 2021. 

As informações são da Folha

Fotos:Shutterstock.. Siga o insta @sitealoalobahia


23 May 2022

Saiba como evitar erros na Declaração do Imposto de Renda

Seja por falta de atenção, por erro ou por falta de documentos, uma das obrigações mais tradicionais do brasileiro pode acabar em dor de cabeça. Em vez de receber restituição, o contribuinte pode ser obrigado a refazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e a prestar contas adicionais ao Fisco. Nos piores casos, a Receita Federal pode cobrar uma multa de até 75% do imposto devido.

Com o prazo de entrega, que começa nesta segunda-feira (7) e vai até 29 de abril, a Declaração do Imposto de Renda exige cuidados. No ano passado, 869,3 mil contribuintes caíram na malha fina, de um universo de 36,8 milhões de declarações enviadas. O principal motivo foi a omissão de rendimentos, com 41,4% das ocorrências, seguido por falta de comprovação de dedução, responsáveis por 30,9% das declarações retidas em 2021.

Como prevenir contratempos? Segundo o advogado Edemir Marques de Oliveira, especializado em direito tributário, a antecipação na hora de juntar documentos e a transparência na prestação de informações são os principais cuidados que o contribuinte deve ter. “A primeira coisa é tentar ser o mais honesto possível com a Receita. E nessa transparência, o contribuinte deve juntar toda a documentação que puder em termos de deduções e dos rendimentos”, explica.

Entre os rendimentos mais propenso a dar problemas, diz o advogado, estão as receitas de aluguéis e os ganhos de capital na venda de imóveis. “O contribuinte deve ser organizado não apenas no momento de declarar o Imposto de Renda, mas durante todo o ano”, diz Oliveira.

Em relação às deduções, o advogado aconselha que o contribuinte exija nota fiscal e guarde todos os recibos dos gastos que podem ser deduzidos, como educação e saúde.

Dicas

Para Oliveira, a grande novidade de 2022 que pode resultar na diminuição de erros e de omissões é a declaração pré-preenchida da Receita. Nesse modelo, o contribuinte recebe um formulário com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, cabendo apenas conferir os dados. Todo o processo é feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita ( e-CAC).  

Até agora disponível apenas para contribuintes com certificação digital (tipo de assinatura eletrônica vendida no mercado), a declaração pré-preenchida foi ampliada neste ano. A ferramenta poderá ser usada por quem tem conta tipo prata ou ouro no Portal Gov.br. O advogado, no entanto, recomenda atenção a quem opta por esse recurso.

“O declarante deve comparar as informações com os documentos antes de confirmar os dados. Caso encontre alguma divergência, deve ajustar as informações e guardar o documento ou o recibo para eventuais esclarecimentos ao Fisco”, orienta Oliveira.

Por fim, o advogado aconselha o contribuinte a acompanhar o processamento da declaração, informado por meio do e-CAC. Caso haja problemas, deve-se enviar, o mais rápido possível, uma declaração retificadora. “A Receita oferece a oportunidade para que o contribuinte faça a autorretificação e evite ser intimado”, justifica.

Confira as principais orientações para evitar erros e omissões e cair na malha fina.
  •   Organizar documentos ao longo do ano ou pelo menos algumas semanas antes de enviar a declaração
  •   Ser transparente com a Receita Federal e informar todos os rendimentos recebidos no ano anterior, assim como comprovar todos os gastos que geram dedução
  •   Revisar a declaração antes do envio para evitar erros de preenchimento
  •   Identificar operações que não ocorrem com frequência, para evitar omissão de dados. Entre essas operações, estão compra e venda de bens acima de R$ 5 mil, que podem gerar ganhos de capital
  •   Evitar a inclusão de dependentes em duas declarações
  •   Incluir os rendimentos próprios dos dependentes, como filho que recebe pensão de ex-cônjuge
  •   Evitar inclusão de despesas médicas indedutíveis ou sem comprovação
  •   Acompanhar o processamento da declaração após a entrega e retificar dados inconsistentes ou omitidos o mais rápido possível
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

23 May 2022

Guitarra azul de Kurt Cobain é leiloada por R$ 22 milhões

A icônica guitarra azul usada por Kurt Cobain no videoclipe da música "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, foi vendida por US$ 4,5 milhões, o equivalente a cerca de R$ 22 milhões. O valor estimado inicialmente era de US$ 800 mil, aproximadamente R$ 3,8 milhões.

"Esta é uma das guitarras mais icônicas a chegar ao leilão, é a guitarra azul Mustang Fender, uma das guitarras favoritas de Kurt Cobain", disse Martin Nolan, diretor executivo da Julien's Auctions. A peça foi vendida com case original e cinta e parte dos lucros será destinada a uma instituição que atue na área de saúde mental.
 

23 May 2022

Filho de Rita Lee promove show em homenagem aos 50 anos de carreira da mãe

O músico Beto Lee promove nos dias 15, 22 e 29 de junho, no Teatro Liberdade, em São Paulo, o show “CeLeeBration”, em homenagem aos 50 anos de carreira da sua mãe, a cantora Rita Lee. No repertório, estarão sucessos como “Ovelha Negra”, “Ando Meio Desligado”, “Lança Perfume”, “Mania de Você” e “Agora Só Falta Você”. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla.

“É com enorme prazer que eu irei celebrar a vida e obra da minha mãe. Uma tarefa nada fácil, afinal são décadas de muita história e de muita música! Mas sinto que tudo tem a hora certa para acontecer. E estou pronto para encarar esse projeto como ele merece, afinal, essas músicas sempre serão parte de mim também, da minha educação como músico e, claro, como pessoa! Pois é, não é uma tarefa nada fácil: afinal, são dezenas de hits, desde os anos 60 até o encontro dela com meu pai, Roberto de Carvalho. Além dos três filhos, eles pariram sucessos que embalaram (e embalam) gerações. Será maravilhoso poder tocar todos os maiores sucessos deles, com prazer, tesão, orgulho e respeito”, conta Beto.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

23 May 2022

Mundo ganhou 573 ultrarricos durante a pandemia, diz ONG

Um novo bilionário foi criado a cada 30 horas durante a pandemia, que fez dispararem as ações das empresas de tecnologia negociadas em bolsa. Um levantamento da ONG Oxfam apresentado neste domingo (22), mesmo dia em que foi aberta a programação do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), revelou que o mundo ganhou 573 novos ultrarricos no período.
 
O relatório "A Necessidade Urgente de Taxar os Ricos" propõe taxar "urgentemente" as grandes fortunas, alertando que os mais pobres estão sofrendo cada vez mais com a inflação. Um imposto anual de 2% sobre os milionários e de 5% sobre os bilionários geraria U$ 2,52 bilhões de dólares ao ano, valor que poderia tirar 2,3 bilhões de pessoas da pobreza extrema, distribuir vacinas suficientes para todo o planeta e dotar todos os países pobres de cobertura sanitária.
 
"Os bilionários vão a Davos comemorar o incrível aumento de suas fortunas", provocou Gabriela Bucher, diretora-executiva da organização internacional, que considera que a pandemia e as fortes altas nos preços dos alimentos e da energia têm sido "um golpe de sorte para eles".
 
O relatório levou em conta listas e classificação da revista “Forbes” e em dados do Banco Mundial. Não são apresentados nominalmente os novos ultrarricos, mas o conteúdo destaca que a riqueza total dos bilionários do mundo equivale a 13,9% do PIB global.
 
Outros dados relevantes apresentados no material:
 
- A fortuna dos bilionários aumentou nos primeiros 24 meses da pandemia mais do que em 23 anos;
- Bilionários dos setores alimentício e de energia viram suas fortunas aumentarem em um bilhão de dólares a cada dois dias;
- A pandemia criou 40 novos bilionários do setor farmacêutico, com corporações como Moderna e Pfizer lucrando com a venda de vacina contra Covid-19;
- A crise da Covid-19, combinada com o crescimento da desigualdade e o aumento dos preços dos alimentos, pode fazer com que até 263 milhões de pessoas estejam na extrema pobreza em 2022;
 
"Estamos revertendo décadas de progresso em matéria de pobreza extrema, com milhões de pessoas que enfrentam custos impossíveis para simplesmente se manter com vida", alertou Bucher, que pede a adoção de medidas fiscais, como a adoção de um imposto de solidariedade único sobre a nova riqueza adquirida pelos bilionários durante a pandemia. O objetivo seria promover "uma recuperação justa e sustentável".
 
* Com informações da France Presse
 
Foto: Giorgio Trovato/Unsplash. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.