Notas


16 Jan 2022

Síndrome de Burnout passa a ser reconhecida como fenômeno ocupacional pela OMS

A síndrome de Burnout passou a ser reconhecida como um fenômeno relacionado ao trabalho pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A assunção dessa condição passou a valer neste mês de janeiro, com a vigência da nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11).

A síndrome é definida pela OMS como “resultante de um estresse crônico associado ao local de trabalho que não foi adequadamente administrado”. Conforme a caracterização da entidade, há três dimensões que compõem a condição.

A primeira delas é a sensação de exaustão ou falta de energia. A segunda são sentimentos de negativismo, cinismo ou distância em relação ao trabalho. A terceira é a sensação de ineficácia e falta de realização.

A OMS esclarece que a síndrome de Burnout se refere especificamente a um fenômeno diretamente vinculado às relações de trabalho e não pode ser aplicada em outras áreas ou contextos de vida dos indivíduos.

Segundo o advogado trabalhista Vinícius Cascone, no Brasil, o Ministério da Saúde reconhece desde 1999 a síndrome como condição relacionada ao trabalho.

Caso um trabalhador reconheça os sintomas, deve buscar um médico para uma análise profissional. O médico avalia se o funcionário deve ou não ser afastado de suas funções. A empresa deve custear o pagamento caso o afastamento seja de até 15 dias.

Depois deste período, o empregado será submetido a uma perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que o órgão analise e, confirmando o diagnóstico, arque com o custeio do afastamento durante mais tempo. É preciso também abrir uma comunicação de acidente de trabalho.

Cascone explica que se o empregador não der o encaminhamento em caso de afastamento, o trabalhador pode buscar diretamente o INSS ou entrar com ação judicial caso ocorra uma negativa do órgão.

À Agência Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que o início da vigência da nova lista de doenças demandará uma atualização de normativos internos, o que ocorrerá “aos poucos”.
Conforme o órgão, o direito a benefícios associados ao afastamento temporário é garantindo a quem comprovar incapacidade de realizar o trabalho.
1203-matcapaburnout-abre-e1581543024829
Ambiente de trabalho

A advogada Lívia Vilela teve a síndrome diagnosticada em 2019. Ela trabalhava em uma empresa pública desde 2011. Segundo Lívia, ocorreu um processo de sucateamento da companhia e o ambiente de trabalho não era bom.

Lívia conta que após assumir o cargo encontrou um espaço desestruturado, com alta carga de trabalho e grande responsabilidade, sem apoio dentro da direção da empresa. Essa situação gerou muito desgaste a ela. Além disso, havia uma disparidade salarial expressiva entre os trabalhadores da área que ela integrava.

“O burnout veio em 2018. Eu percebi que não estava bem. Comecei a ter problemas para dirigir, pois associava ao ambiente do trabalho. Fiquei desmotivada e não queria estar lá. Comecei a ter fortes crises de depressão e de ansiedade, insônia”, relata.

A advogada foi levada ao médico e foi afastada do trabalho. Em seguida, passou a atuar de forma remota, o que seguiu em razão da pandemia. Com a privatização da empresa pública, ela decidiu largar a carreira. 
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

16 Jan 2022

Gil Santos curte descanso em Salvador e reúne amigos para tradicional caruru no Corredor da Vitória

Baiana radicada em Fortaleza, Gil Santos ofereceu, neste domingo (16), seu tradicional caruru para Cosme e Damião, em seu apartamento, no Corredor da Vitória. Muito querida, ela foi prestigiada por amigos como Flora Gil, Francisco Gil, Otávio Müller e Keka Almeida, e uma turma animada da moda nacional, como Paulo Borges, Fause Haten e Marcelo Gomes. Sob os cuidados do maquiador Doda Guedes, Gil esbanjou sua tradicional alegria, recebendo os convidados ao lado da esposa, Denise Bezerra, e da filha Fê Sena. Mantendo a tradição, horas antes do banquete, ela ofereceu o caruru a crianças de um bairro em Salvador.

Confira fotos: 
gileflora
amigas
amigos
8530c75e-f626-4c12-9478-6343fb55ae02
c77dbcd0-3205-4efb-ba82-86dc14c074f8
bebadb20-9802-45ad-a278-d274429e1d01
8ef8740b-d150-498d-b1c8-914068a20a26
6137e387-c9df-4f9a-93f9-d39fbc8695d5
Fotos: Reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

16 Jan 2022

No Vaticano, papa Francisco diz rezar por vítimas das chuvas no Brasil

Em mensagem após oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco disse neste domingo (16) que reza pelas vítimas das tempestades e enchentes que atingiram o Brasil nas últimas semanas.

"Expresso minha solidariedade às pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações em várias regiões do Brasil nas últimas semanas. Rezo em especial pelas vítimas e seus familiares e por quem perdeu a casa. Que Deus ampare o esforço de quem está levando ajuda", declarou o pontífice.

Desde o fim do ano passado, as regiões do sul e extremo sul da Bahia e partes de Minas Gerais foram fortemente atingidas por chuvas com precipitações acima da média, que deixaram dezenas de milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas e causaram ao menos 51 mortes.

Após período de trégua, áreas de instabilidade voltaram a assustar os mineiros no fim do sábado (15) e início deste domingo. No estado, 164 municípios já declararam estado de emergência. A Defesa Civil de MG confirmou até o momento 25 mortes causadas pelas fortes chuvas, enquanto 100 mil pessoas encontram-se desabrigadas ou desalojadas.

Na Bahia, a Defesa Civil confirmou ao menos 26 mortes entre dezembro e janeiro, em decorrências das fortes chuvas e das enchentes. Em outros estados, como Pará, Maranhão e Tocantins, cheias muito acima da média também têm obrigado milhares de pessoas a deixarem suas casas. 

Confira postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Jan 2022

Giro de fotos: confira quem prestigiou jantar comandado por Onildo Rocha e Morena Leite em Trancoso

Os chefs Onildo Rocha, à frente do restaurante Notiê, em São Paulo, e Morena Leite, do Capim Santo, estiveram reunidos em Trancoso assinando uma série de jantares especiais, neste fim de semana, na recém-inaugurada Casa Alma. O menu degustação de oito tempos foi comandado por Onildo e duas etapas tiveram intervenção de Morena. Neste sábado (15), o Alô Alô Bahia esteve por lá e acompanhou a noite gastronômica, que foi prestigiada por Marcia Taliberti (do Maritaca ), Sonia Racy ( Estadão) e o escultor e designer Hugo França, entre outros. A apresentadora Eliana Michaelichen, que passa férias no vilarejo, também esteve por lá.
casaalma-casa-dois-alo-alo-bahia
Fotos: Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Jan 2022

Lírios! Morre a matriarca da família Trussardi, Maricy

Apenas cinco meses após ficar viúva, com a partida do marido Romeu Trussardi, com quem era casada desde 1954, Maricy Trussardi faleceu neste domingo (16), aos 86 anos, por conta de um problema de saúde. Uma das primeiras pessoas a confirmar a informação foi Antonia Mayrink Veiga Frering, filha de Carmen Mayrink Veiga, uma das melhores amigas de Maricy. “O céu está em festa e tio Romeu, com certeza, feliz de estar com você. Muito obrigada por tantos exemplos que deixou para mim e para uma infinidade de outras pessoas”, homenageou Antonia.
 
Considerada uma das mulheres mais elegantes do Brasil, a matriarca sempre conduziu a tradicional família com fé católica e com base no espírito solidário, usando de seu prestígio para realizar diversas ações beneficentes, incluindo a manutenção de uma creche em São Paulo, por mais de 50 anos.
 
Maricy deixa 10 filhos e muitos bisnetos e netos, entre eles Lala Rudge, uma das principais influenciadoras digitais do País. Um dos filhos, o designer de moda Rodrigo Trussardi, participava de uma missa na Saint Patrick's Cathedral, em Nova Iorque, quando recebeu a notícia da partida e fez uma homenagem à mãe. Nas redes, no caminho para o Brasil, agradeceu as mensagens de apoio.
Veja homenagens feitas nas redes sociais: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

16 Jan 2022

Lírios! Morre atriz Françoise Fourton, aos 64 anos, no Rio

A atriz Françoise Fourton morreu aos 64 anos, neste domingo (16), no Rio de Janeiro. Na TV desde 1969, quando estreou em "A Última Valsa", da Rede Globo, a artista estava tratando de um câncer, internada há quatro meses na clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade.
 
Em mais de 50 anos de carreira, foram mais de 40 novelas, como "Estúpido Cupido" (1976), "Bebê a Bordo" (1988), "Tieta" (1989), "Meu Bem, Meu Mal (1990), "Explode Coração" (1995), "O Clone" (2001) e "I Love Paraisópolis" (2015).
 
"Linda, querida, amável… tive a oportunidade de trabalhar com ela em ‘Quatro Por Quatro’, ótima colega. Vai com Deus!", postou a atriz Cristiana Oliveira, entre os diversos artistas que lamentaram sua despedida nas redes sociais. Filha de pai francês e mãe brasileira, Françoise deixa o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Fourton Viotti.
 
Foto: Divulgação/Montenegro e Raman. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

16 Jan 2022

Eliana Michaelichen escolhe destino baiano para passar férias em família

Só mesmo Trancoso, no Sul da Bahia, para reunir tanta gente legal para descomprimir depois das tensões de 2021. O vilarejo foi o destino escolhido pela apresentadora Eliana Michaelichen para temporada de férias em família. Por lá, já foi vista prestigiando a sua amiga, a chef Morena Leite, na Casa Alma. Neste domingo(16), o programa escolhido foi visitar o Floresta, restaurante erguido por Fernando Droghetti ( o Jacaré), em plena mata, dentro de uma fazenda com seringal ainda produtivo. O local só funciona sob reserva e os clientes mais aventureiros podem ir de cavalo.
elianae-amiga
Eliana e Carolina Rivkind. 
 
Fotos: Reprodução/Redes sociais. Siga o insta @sitealoalobahia.  

16 Jan 2022

Juíz é empossado na Secular Irmandade do Bonfim

O Cel Cristóvão Rios de Brito foi empossado, neste domingo (16), como Juiz da Venerável Irmandade do Senhor do Bomfim, em cerimônia presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha. No evento, realizado na Basílica do Bonfim, foram empossados ainda os membros da mesa administrativa para o próximo biênio.
fffffffff
Participaram da solenidade o juíz Cristóvão Rios de Brito, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva e membros da diretoria da secular Instituição Nelson José de Carvalho e Henrique Trindade.


Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

16 Jan 2022

Donata Meirelles pede doações para instituições sociais em seu aniversário

Donata Meirelles completa 53 anos nesta segunda-feira (16). A comemoração será em Trancoso, disputado destino turístico no Sul da Bahia, onde está passando mais uma temporada ao lado do marido, o publicitário e consultor Nizan Guanaes, e de familiares.
 
Sempre envolvida com causas sociais, a diretora geral da revista ForbesLife Fashion pediu a todos os amigos que sempre a prestigiam na data festiva que, no lugar de presentes, façam doações a instituições que apoia, como a Rede Gerando Falcões, a CUFA (Central Única das Favelas), a Ação da Cidadania e a Casa Santa Terezinha. "Eu vou amar esse presente de aniversário", disse.
 
Atenta à situação de calamidade que parte da população do sul da Bahia vive após as fortes chuvas que caíram na região, inundando dezenas de municípios, Donata tem usado suas redes sociais para pedir ajuda às vítimas da enchente e, ao lado do marido, doou 1 mil colchões para serem distribuídos por lá. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Jan 2022

Seis-estrelas baianos se destacam em matéria da Veja; confira

Dois hotéis baianos estão entre os seis-estrelas indicados pela Revista Veja, em matéria especial que avalia essa categoria superior de hospedagem. Para quem não dispensa uma dose extra de conforto e ainda mais privacidade, uma estrelinha foi adicionada a alguns dos novos estabelecimentos, que oferecem nada mais do que luxo à beira-mar, em parte dos 7 500 quilômetros do nosso litoral.
 
Entre as novidades e destaques apontados pela publicação está o Fasano Trancoso, cuja inauguração o Alô Alô Bahia prestigiou, em dezembro de 2021. O novo hotel da rede fica num pedaço da faixa de praia conhecido como Itapororoca e, como diz a equipe de reportagem, “é deslumbrante — pela natureza e pela ação do homem”, destacando o trabalho do sempre incrível Isay Weinfeld, responsável pelo projeto. Como deveria ser num empreendimento no vilarejo baiano, a prioridade está na integração do hóspede com o mar e o verde, construído em meio a 300 hectares de mata nativa, com 40 bangalôs que ultrapassam os 200 m² cada um.
barracuda-veja-alo-alo-bahia
Além do Fasano, a matéria dá espaço para o Barracuda Beach Hotel, inaugurado há cerca de um ano em Itacaré. São 17 suítes com vista panorâmica do litoral, perto da Praia do Resende. “A proposta é a de proporcionar experiências que promovam interação dos hóspedes com a cultura e a natureza”, disse Juliana Ghiotto, sócia-diretora do estabelecimento, que já não tem vagas em janeiro, provando o bom momento do setor.
 
De acordo com pesquisa da International Luxury Travel Market, entidade que promove eventos e destinos de turismo de ponta, mais da metade das viagens na pandemia foram na categoria luxo, o que, no Brasil, colaborou com a descoberta da própria terra por parte dos turistas com maior poder aquisitivo, que sempre preferiu sair do País. Além dos hotéis baianos, a Veja destacou ainda o hotel Carmel Taíba Exclusive Resort,  na Praia da Taíba, no Ceará.

Confira postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.