Notas


17 Oct 2021

Hotel de luxo será inaugurado em novembro no Ceará

Hotel de luxo será inaugurado em novembro no Ceará Um novo hotel de luxo será inaugurado em novembro no Ceará. Trata-se do Jaguaríndia Village, que ocupa uma área de 50 mil m2 diante do mar, no município de Fortim. Dos mesmos idealizadores do Jaguaribe Lodge e do Hotel Vila Selvagem – ambos integrantes da Associação Roteiros de Charme –, o empreendimento é fruto de um investimento de R$50 milhões e aposta no conceito “slow travel“, prometendo uma experiência com a natureza e as raízes brasileiras.

Com diárias a partir de R$ 2.300, o Jaguaríndia Village tem 30 acomodações, divididas em oito tipos de bangalôs e dois modelos de apartamentos (com duas suítes ou três quartos).

“O Jaguaríndia vem com o espírito do staycation, tendência mundial e que faz parte de um novo Turismo. Ao mesmo tempo que apresentamos uma proposta de reconexão, também desenvolvemos espaços para que nosso hóspede possa trabalhar apreciando uma vista deslumbrante, cercado de tecnologia, silêncio e exclusividade para fazer suas reuniões remotas”, nos disse o sócio-diretor, o empresário Celian Chaufor.
default-1
default-2
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

17 Oct 2021

Empresário Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo, morre aos 90 anos

Empresário Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo, morre aos 90 anos
O empresário Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo e da Crediare, morreu nessa sexta-feira(15), aos 90 anos de idade. Ele estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre. Colombo fundou a rede de lojas há 61 anos, em Farroupilha (RS). Na época, vendia aparelhos televisores batendo de porta em porta nas casas da cidade, destacou a Colombo. Atualmente, a empresa possui 305 lojas espalhadas pelo Brasil e emprega mais de quatro mil funcionários. Alô Alô Bahia se une à família e amigos nesse momento tão triste.

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

17 Oct 2021

Marcelinho Sangalo segue os passos da mãe e se apresenta em Trancoso

Marcelinho Sangalo segue os passos da mãe e se apresenta em Trancoso Poeira, poeira, levantou poeira... Depois de Ivete Sangalo roubar a cena ao se apresentar ao lado de Elba Ramalho e Rogério Flausino, ontem à noite, em Trancoso, o filho primogênito da artista, Marcelinho, mostrou mais uma vez que segue os passos da mãe.

Neste sábado, 15 de outubro, o jovem tocou percussão na entrada do Quadrado, durante o show de uma banda local. Ganhou diversos elogios da turma que circulava por lá.

Marcelo está passando uma curta temporada, com a família, no famoso vilarejo baiano. Aumenta o som e entra no clima!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Matérias relacionadas: 
Fotos: Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Oct 2021

Fernanda Montenegro faz 92 anos e ganha homenagem da filha

Fernanda Montenegro faz 92 anos e ganha homenagem da filha A atriz Fernanda Torres fez uma homenagem ao aniversário da mãe Fernanda Montenegro, que comemora 92 anos neste sábado (16). No Instagram, ela publicou uma foto dela criança no colo de Fernanda e exaltou a história e a arte da mãe.

"Feliz aniversário, minha mãe. Que o Brasil, tão trágico, bruto e desesperado entenda, com gente como você, o quanto a arte e a criação podem fomentar amor, progresso e civilização. Evoé."
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Primeira latino-americana e única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, Fernandona se prepara agora para ser eleita a próxima imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Não houve outros candidatos para a cadeira à qual a atriz concorre, a de número 17. A falta de concorrentes é interpretada na academia como uma homenagem à Fernanda.

Foto: Divulgação/TV Globo. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Oct 2021

Mostra nacional de arte agita Trancoso em outubro e novembro

Mostra nacional de arte agita Trancoso em outubro e novembro "Nós em Trancoso" é o nome da mostra nacional coletiva que vai movimentar o badalado vilarejo do sul da Bahia de 29 de outubro a 28 de novembro. Artistas de diversas vertentes e de várias partes do país, como Bebel Franco, Carla Moss, Dila Vidal, Georgia Lobo, Gildásio Jardim, Isabel Grad, Marina Junqueira, Mario Moreira, Linda Valente e Valentina Bocchetto desembarcam este mês por lá para participar da exposição, que vai ocupar a Casa das Festas Tradicionais do Povo de Trancoso, ponto de encontro cultural da região, localizada no Quadrado.

Foto: Reprodução/Instagram - Bebel Franco. Siga o insta @sitealoalobahia

 

16 Oct 2021

A Cafeteria Botânica lança menu vegano assinado pelo chef Pablo Cordier

A Cafeteria Botânica lança menu vegano assinado pelo chef Pablo Cordier Sábado do Bobó, domingo da Feijoada com vinagrete de caju. Ambos em versões que atendem aos veganos. Essas são algumas opções do menu criado pelo chef Pablo Cordier, da Talo Cozinha Vegana, para A Cafeteria Botânica, espaço gastronômico e de convivência localizado na Casa 478, na Rua das Hortênsias, Praça Ana Lucia Magalhães, Pituba, que está disponível para o almoço a partir deste fim de semana.
 
No cardápio constam ainda as entradas de Telha de sagu com diferentes coberturas. Tem com queijo cremoso de castanha de caju, picles de beterraba, pimenta rosa e folhas de manjericão; com creme de milho verde, couve-flor assada, milho verde tostado e coentro; e cogumelo paris salteado no azeite de oliva, vinagrete apimentada de maxixe e geleia de maracujá.

pablo-cordier-alo-alo As Cenouras orgânicas assadas ao molho chimichurri fresco e o Baião de dois com musseline de aipim com leite de coco, farofa tostada e vinagrete de caju completam as opções de almoço.  No jantar, as opções são Arroz preto cozido no caldo de cogumelos e a Abóbora moranga recheada com palmito pupunha ao creme de leite de castanha de caju.
 
Fechando, o chef sugere como sobremesa a Tábua de chocolate (bolo de chocolate, ganache de chocolate 70% e 55%, farofa de caramelo com licuri e raspas de laranja, pequenas esferas de café, gel de laranja, telha de cacau e sorvete do dia).

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Oct 2021

Salvador entra na rota de lançamento da nova campanha da Johnnie Walker

Salvador entra na rota de lançamento da nova campanha da Johnnie Walker A nova campanha Keep Walking, da marca Johnnie Walker, foi lançada, nessa sexta-feira (15), com uma série de intervenções em diversas capitais do país. A ação contou com shows de drones e projeções mapeadas em cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. Na capital baiana, a projeção foi exibida no Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra.  

A iniciativa também conta com filmes na TV e em ambiente digital, além de um movimento para incentivar as pessoas a se engajarem em causas sociais. “É uma campanha que reforça a essência Keep Walking, de seguir em frente, dando passos ousados em direção ao progresso. É uma grande inspiração e a marca assume o compromisso de colaborar, promovendo o progresso coletivo, ecoando falas e convidando as pessoas para a ação”, nos disse Juliana Ballarin, Head de Marketing do Scotch Portfólio da Diageo.
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Oct 2021

Com fotos de Fernando Torquatto, Aurora Mendonça prepara livro em homenagem a Carlos Rodeiro

 Com fotos de Fernando Torquatto, Aurora Mendonça prepara livro em homenagem a Carlos Rodeiro A empresária Aurora Mendonça está produzindo um livro especial em homenagem ao amigo, o joalheiro Carlos Rodeiro, que faleceu em julho, em decorrência de um tumor no cérebro. A publicação ficará pronta em dezembro e contará com algumas fotos exclusivas registradas por Fernando Torquatto. Diversas imagens, inclusive, serão feitas neste sábado (16), no Museu de Arte Moderna da Bahia, com a participação da modelo baiana radicada em São Paulo Shirley Pitta, que faz parte do casting da Joy Management. Em conversa com o Alô Alô, Aurora revelou que está completamente imersa nesse projeto.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Oct 2021

Antonio Risério ministrará curso online em novembro

Antonio Risério ministrará curso online em novembro Autor dos livros Uma História da Cidade da Bahia, Em Busca da Nação e A Cidade no Brasil, o antropólogo Antonio Risério ofertará seu primeiro curso online em novembro. '2022: Em Busca da Nação' acontecerá aos sábados, às 10h, e é destinado a todas as pessoas interessadas - ou preocupadas - com o país. O curso, que acontece através do Estúdio Varal 710, também poderá ser acompanhado de modo assíncrono.

“O que pretendo é olhar o Brasil de forma engajada e, ao mesmo tempo, com um curto e necessário distanciamento, que desautomatize a nossa percepção. Tudo com propósito que não se contém em plano meramente crítico-teórico - visando, antes, a contribuir para ações transformadoras. Chegamos a um momento em que é preciso repensar em todas as dimensões a sociedade brasileira”, comentou Risério.

O programa do curso, valores, descontos e demais informações estão disponíveis no instagram @varal710. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

16 Oct 2021

Quatro lições para aprender indo ao Restaurante Benedita

Quatro lições para aprender indo ao Restaurante Benedita Do vazio afetivo também pode nascer algo inspirador. Esse é o primeiro aprendizado que recebe quem visita o Restaurante Benedita, na Pituba. O lugar criado por Emanuele Nascimento é um misto de gastronomia apurada e boas recordações. Neta de uma mulher inspiradora, inclusive na cozinha, a chef uniu em seu repertório extremamente técnico e sofisticado muito do que aprendeu na infância com dona Benedita. O gosto pela comida regional, farta - para não deixar ninguém sair com fome da mesa – influenciou nas escolhas dos pratos que compõem o menu exclusivo e na atmosfera do lugar. 
Whats-App-Image-2021-10-03-at-08-39-45-1 Prestes a inaugurar o restaurante especializado em carnes e comida regional com o nome de Rainha do Cupim - o mesmo do projeto que, durante a quarentena, deu visibilidade ao seu delivery de assados -, Emanuele foi surpreendida com o falecimento de dona Benedita. Da perda veio a ideia: por que não fazer uma homenagem à mulher que tanto a inspirou no amor pelo bem servir? “Com a morte da minha avó, na minha cabeça ficou ainda mais claro que a Rainha do Cupim já estava no caminho para ser Benedita. Os clientes notavam que a comida era caseira, com cheiro e tempero de casa de vó. O Benedita traz toda a referência de minha infância, da magia da cozinha da família, razões pelas quais eu me apaixonei pela gastronomia”, conta a chef.
243213602-1221433701664757-2188937696253372641-nO prato mais famosos da casa chama Benedita
 
O segundo aprendizado é saber valorizar sua trajetória. Além do menu e do nome no letreiro, dona Benedita está presente na decoração. Em particular, sua história de amor - que durou mais de 60 anos e começou com a troca de cartões postais entre a jovem, que morava em Canavieiras, e seu noivo, Carmelito Bernardo, que vivia na capital baiana. De 1951 a 1959, ela recebeu postais com imagens da cidade em que iria morar sempre acompanhados por mensagens românticas do futuro marido. Muitos destes, com fotos da Salvador antiga e textos apaixonados – alguns escritos em códigos –, além de uma foto do casal na época, estão expostos no corredor que liga os dois salões do restaurante.

Whats-App-Image-2021-10-03-at-08-39-45-2Postais contam uma história de amor 
 
O terceiro aprendizado é dar valor aos ingredientes considerados menos nobres, como coração de galinha, rabada, quiabo ou jiló. Depois de passarem pela mente criativa e altamente treinada de Emanuele, considerada uma das chefs assador mais respeitadas do país, tudo se transforma em uma experiência única de sabores, sem falar a apresentação primorosa e sofisticada dos pratos. Do bolinho de rabada ao cupim ao camarão – passando pelo quiabo frito (de comer rezando), o cardápio reúne pratos de memória afetiva. “Uma comida para fazer feliz”, resume Manu.

240810128-323258326222238-8147871384405385260-nManu com dona Benedita: amor pela gastronomia
 
O último aprendizado é prático. Emanuele ministra aulas de níveis variados tanto para quem quer fazer sucesso no churrasco do fim de semana com familiares e amigos quanto para aquelas pessoas que buscam empreender. Na agenda de cursos estão os de Açougue Profissional (próxima turma em 23 e 24 de outubro), o de Churrasco Completo (em 7 de novembro) e o de Churrasco de Frutos do Mar (21 de novembro). Estes dois últimos acontecem na varanda interna do Benedita (Rua Minas Gerais, 508, Pituba). Para saber mais: www.emanuelenascimento.com.br.

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia