Notas


27 Nov 2022

Gilberto Gil se manifesta após ser xingado por bolsonaristas no Catar: ‘coisa estúpida’

O cantor Gilberto Gil se pronunciou após ser atacado por um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o jogo da seleção brasileira no Qatar. Em vídeo publicado em uma rede social, na manhã deste domingo (27), o baiano agradeceu o apoio que recebeu após os ataques, os quais ele classificou como uma “coisa estúpida”. Ele chamou a situação de terceiro turno das Eleições 2022: "Os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade", disse.

O caso aconteceu na última quinta-feira (24), dia da vitória do Brasil sobre a Sérvia, por 2 a 0. Gil e a mulher, Flora Gil, estavam no estádio Lusail Iconic para acompanhar o jogo da seleção brasileira. No momento, eles se dirigiam à arquibancada e foram abordados pelos torcedores com palavrões. Os agressores afirmaram: "Vamo, Lei Rouanet", em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e "Vamo, Bolsonaro".

"Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio", escreveu o baiano na legenda da publicação.

Diversos artistas publicaram mensagens de solidariedade a Gil, como a filha do cantor, Preta Gil, e a baiana Daniela Mercury. Caetano Veloso também denunciou o ocorrido: "Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos", escreveu.

Fotos: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

26 Nov 2022

Projeto do Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento será apresentado na Bolsa de Valores

O projeto de concessão do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento será apresentado na Bolsa de Valores de São Paulo, na próxima terça-feira(29), para investidores nacionais e internacionais, às 14h. O Road Show tem o objetivo de atrair interessados em realizar a obra e administrar o equipamento aeroportuário. 
 
Uma equipe técnica composta por representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), incluindo o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o superintendente de Planejamento em Logística e Transportes, Mateus Dias, e o diretor de Terminais, Dênisson de Oliveira, e da BahiaInvest, representada pela diretora de operações Camila Aguiar, fará a exposição das informações do projeto e da modelagem econômica.   
HFpZn6b.md.jpg
De acordo com o secretário Marcus Cavalcanti, o novo aeroporto vai possibilitar a ampliação de voos na malha baiana, além de conectar a região da Costa do Descobrimento com a Europa e Estados Unidos. “Hoje, o Aeroporto de Porto Seguro é um dos equipamentos regionais mais movimentados do Brasil, chegando a ocupar a terceira posição em movimentação no Nordeste. Mas, com o crescimento da malha urbana no entorno, não é possível ampliar a estrutura nem receber voos de outros continentes, além dos internacionais provenientes da América do Sul”.

Após o Road Show, a próxima etapa é a realização da licitação prevista para ser lançada ainda no mês de dezembro.  
HFpZzcx.md.jpg
O projeto de concessão do novo aeroporto internacional prevê a construção, operação, manutenção, administração e exploração comercial do equipamento, no município de Santa Cruz Cabrália. Além disso, contemplará também as obras de adequação e da operação, manutenção, administração e exploração temporária do atual aeroporto de Porto Seguro. A concessão terá duração de 33 anos, sendo cinco para a construção do equipamento.   

Inicialmente, o equipamento tem a previsão de receber em torno de quatro milhões de passageiros por ano. São previstas ampliações nas fases seguintes, acompanhando o crescimento da demanda, após o início de sua operação. O investimento previsto para a construção e operação do equipamento é de R$ 7.6 bilhões. O evento será conduzido pela empresa B3, especializada em mercado financeiro e poderá ser acompanhando pelo endereço www.tvB3.com.br.   
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

26 Nov 2022

Messi e Fernández garantem vitória da Argentina sobre o México na Copa

Com gols de Lionel Messi e Enzo Fernández, a Argentina superou o México por 2 a 0, no estádio Lusail, neste sábado (26), na segunda rodada da Copa do Catar. O resultado deixa a seleção sul-americana em segundo lugar no Grupo C, com três pontos, um a menos que a líder Polônia. Apesar disso, o grupo segue embolado, já que todas as seleções da chave ainda têm chances matemáticas de se classificar para as oitavas de final.  

Apesar da maior posse de bola (67%), a Argentina não conseguiu no insosso primeiro tempo transformar em gols esta vantagem sobre os mexicanos. O panorama repetia-se na etapa final até que Lionel Messi acertou as redes do goleiro Guillermo Ochoa, com um chute rasteiro e cruzado de fora da área. Aos 35 anos e participando pela quinta vez de uma Mundial, Messi igualou-se a Maradona em número de jogos (21) e gols (oito) na competição.

Entretanto, o lance mais bonito da partida coube ao jovem Enzo Fernandéz, de apenas 21 anos. O volante do Benfica (Portugal) recebeu a bola dentro da grande área, driblou o marcador e acertou um golaço no ângulo, sem chances para Ochoa. 

A definição do Grupo C ocorrerá na próxima quarta-feira (30), às 16h (horário de Brasília), quando simultaneamente a Argentina (três pontos) enfrenta a líder a líder da chave Polônia (quatro pontos), e a Arábia Saudita (tres pontos) encara o México.
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

26 Nov 2022

Com 21 jogos disputados em Copas do Mundo, Messi iguala recorde de Maradona

Com 21 jogos disputados em Copas do Mundo, Lionel Messi iguala recorde de Diego Maradona como jogador argentino que mais entrou em campo pelo Mundial. O atleta participa da competição desde 2006 e tem três jogos disputados em 2006, cinco em 2010, sete em 2014 e quatro em 2018. 

No Mundial do Catar, o craque disputou as partidas contra a Arábia Saudita e contra o México. Na próxima rodada, quando a Argentina enfrentará a Polônia pela fase de grupos, Messi conquistará o recorde de 22 jogos disputados em Copas do Mundo.

 
 

26 Nov 2022

Com dois gols de Mbappé, França se torna a primeira classificada para as oitavas de final da Copa

Com dois gols do craque Mbappé, a França garantiu a vitória contra a Dinamarca e se tornou a primeira a seleção a se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. O jogo aconteceu neste sábado (26), no estádio 974. 

Com 6 pontos acumulados, a França é a líder do Grupo D, que conta ainda com Austrália, Dinamarca e Tunísia. Na partida de estreia, o time francês goleou a Austrália por 4 a 1. Encerrando a fase de grupos, os franceses enfrentam a Tunísia na próxima quarta-feira (30).

 
 

26 Nov 2022

Gerente de Marketing e Vendas da Moura Dubeux vem a Salvador para evento empresarial do Alô Alô Bahia

Falta pouco menos de um mês para o Alô Alô Bahia realizar seu tradicional evento de fim de ano, marcado para 12 de dezembro, às 12h12, o no restaurante Amado, em Salvador. O Almoço de Negócios vai reunir cerca de 200 convidados, entre empresários, executivos e agentes de transformação.

Juntas, estas lideranças vão para dialogar sobre o futuro a partir de temas atuais, como sustentabilidade, cultura, diversidade e inclusão. Entre os convidados presentes estará Eduarda Dubeux, gerente de Marketing e Vendas da Moura Dubeux, construtora que vem atuando há quase quatro décadas sobre pilares como qualidade e atendimento.

“Estamos trabalhando para ter bons produtos em Salvador no ano que vem e melhorar ainda mais a experiência de nosso cliente. Vamos investir ainda mais em tecnologia para isso”, revela a executiva sobre a empresa, que projeta uma maior aproximação com o consumidor, oferecendo serviços que fidelizam essa relação.

A Moura Dubeux atua no segmento de edifícios de alto e médio padrão desde 1983 e integra o Novo Mercado da B3 (a Bolsa de Valores) desde fevereiro de 2020. É a maior incorporadora da região Nordeste e a primeira em market share nas cidades de Recife, Fortaleza e Natal e uma das primeiras em Salvador. Além do setor residencial, a empresa está também no segmento de empresariais, flats e resorts para duas residências, voltado aos consumidores de alto padrão e estrangeiros.
HFm6lql.md.jpg
Almoço de Negócios
 
Em todos os encontros empresariais que realiza, o Alô Alô Bahia sempre convida especialistas que abordam temas de relevância para a sociedade.
 
Foi assim com o publicitário e consultor Nizan Guanaes, no ano passado, e com o historiador Leandro Karnal, e será novamente desta forma no próximo 12 de dezembro, quando, às 12h12, o portal dará início ao seu tradicional evento de fim de ano, no restaurante Amado, em Salvador.
HFm6yIs.md.jpg
Cerca de 200 convidados acompanharão, na oportunidade, a palestra de Mariana Lisbôa, líder Global de Relações Corporativas da Suzano, maior empresa de celulose do país. Além de ser uma das mais importantes executivas baianas da atualidade, ela também é presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

Mariana Lisbôa entrou na Suzano em 2015, ocupando uma posição regional, baseada em Mucuri, no extremo sul do estado. “Rapidamente, fui ganhando novos estados e com eles novos desafios. Assumi, então, um escopo nacional, tornando-me responsável por toda a área de Relações Corporativas, incluindo sob a minha gestão também a área de Licenciamento Ambiental, extremamente estratégica para um negócio cuja matéria-prima é a árvore oriunda de florestas plantadas”, conta.
HFm6t2I.md.jpg
Em 2021, o escopo da executiva foi ampliado para a esfera global e ela se tornou responsável pelo regulatório e políticas públicas na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), acompanhando a estratégia de internacionalização da Suzano, empresa de origem brasileira, presente em mais de 100 países, e que impacta com seus produtos mais de 2 bilhões de pessoas.

“Claro que não faço nada sozinha. Conto com uma equipe maravilhosa espalhada pelos quatro cantos do país e também no nosso escritório da Áustria. São mais de 40 profissionais com expertises diversas, extremamente qualificados e comprometidos em trazer resultados para a Companhia, mas, mais do que isso, imbuídos do propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta”, revela.

Em 2022, Mariana assumiu duas novas posições paralelas às suas atividades na Suzano: a presidência da Associação Baiana das Empresas de Base Floresta (ABAF) e a diretoria do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior Da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).
 
“Não tenho dúvida de que uma das minhas maiores responsabilidades é viabilizar e impulsionar o crescimento da minha equipe, permitindo que todos possam exercer com excelência o seu talento, alavancando suas carreiras. Com eles, tenho a oportunidade de aprender todos os dias, por isso aproveito cada instante para também me desenvolver como profissional e como pessoa”, completa.

Além de desfrutar da palestra, os convidados do Almoço de Negócios serão recebidos em um espaço decorado por Fernanda Brinço, que ao longo de 2022 foi responsável por desenvolver a cenografia de grandes festas e encontros corporativos. O evento contará com apoio da Amavi Assessoria e TD Produções.
HFmP342.md.jpg

Grandes debates da atualidade  

Mantendo o compromisso de ser protagonista de grandes debates da atualidade, promovendo eventos empresariais de grande relevância e impacto na sociedade, a edição especial de fim de ano do Almoço de Negócios do Alô Alô Bahia teve todas as suas cotas de patrocínio comercializadas. Estarão presentes grandes marcas e companhias como Sebrae Bahia, Guebor Toyota, Moura Dubeux, Laboratório Sabin, Petrobahia, XP Private, Circuito G10, Escola Concept Salvador, Clínica Carolina Dias e Mosello Lima Advocacia, entre outras. O encontro contará com apoio institucional da Prefeitura de Salvador.  

Matérias relacionadas: 
 

Fotos:Elias Dantas/ Alô Alô Bahia e @davisantanafotografia/@jotta_photto. Siga o insta @sitealoalobahia

26 Nov 2022

Ivete Sangalo é atração confirmada da Farofa da Gkay

A cantora Ivete Sangalo é a mais nova atração confirmada da Farofa da Gkay e promete deixar a festa ainda mais animada. O evento comemorativo de aniversário da influenciadora e empresária Géssica Kayane acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Fortaleza, e contará com transmissão ao vivo do Multishow e Globoplay. Nomes como Anitta e Pedro Sampaio também já estão confirmados no agito.
 
 

26 Nov 2022

Morre Irene Cara, cantora de “Fame” e “Flashdance”

Faleceu aos 63 anos de idade, nos Estados Unidos, a premiada cantora, compositora, atriz e produtora Irene Cara, considerada um dos ícones dos anos 1980 e vencedora de prêmios como o Oscar, Grammy e Globo de Ouro. A informação foi divulgada neste sábado (26), pelo presidente do grupo JM e representante da artista, Judith A. Moose. A causa da morte não foi revelada.

Em 1980, Irene  protagonizou o longa Fame, que emplacou a música de mesmo nome como vencedora do Oscar de melhor canção original. A atuação rendeu à artista ainda uma indicação no Globo de Ouro, como melhor atriz, além de a música também ter sido condecorada. Já em 1983, fez parte da trilha sonora do clássico dançante Flashdance. A canção, que espelhava a história da trama estrelada por Jennifer Beals, rendeu novamente o Globo de Ouro e o Oscar de melhor canção original, além do prêmio Grammy.

"É com profunda tristeza que, em nome de sua família, eu anuncio a morte de Irene Cara. A atriz vencedora do Oscar, cantora, compositora e produtora morreu na sua casa na Flórida. A causa de sua morte ainda não é conhecida e será divulgada quando a informação estiver disponível. A família de Irene solicitou privacidade enquanto processa o seu luto. Ela era uma alma bonita e abençoada cujo legado viverá para sempre através de sua música e filmes. Detalhes do funeral estão pendentes e um memorial para os seus fãs será planejado em uma data futura", diz o comunicado;

 
 

26 Nov 2022

Debruçado sobre o mar, apartamento projetado por Nathália Velame ganha importante premiação em Salvador

Um apartamento com 320 metros quadrados, no Residencial Adelaide, em Salvador, conquistou o primeiro lugar na 19ª edição do Prêmio Núcleo Destaque, realizado na última quarta-feira (23), na Casa Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo.

Nathália Velame, que assina o projeto do imóvel que pertence ao médico Fernando Filho, recebeu o troféu do Núcleo de Decoração da Bahia em uma das categorias mais prestigiadas da premiação: a de Projetos de Interiores para Apartamentos acima de 250 metros quadrados.

“Estou agradecida pelos clientes que me possibilitaram receber este prêmio, me dando liberdade de criação e a alegria do reconhecimento do meu trabalho”, declarou Nathália. “Sou muito dedicada e procuro sempre respeitar os desejos de cada cliente. Eu só tenho a agradecer por ver esse sonho realizado”, concluiu. O projeto foi escolhido por um júri de notáveis da arquitetura e do design de interiores, em São Paulo.

Este é o quarto projeto que Nathália assina no Residencial Adelaide, que conta com apenas 20 apartamentos e é considerado um dos mais exclusivos da capital baiana. O empreendimento, inaugurado em 2008, tem arquitetura contemporânea e se destaca na paisagem histórica da cidade baixa de Salvador.

O projeto de arquitetura original do apartamento foi realizado pelo escritório Zezinho e Turíbio Santos.

Veja fotos do apartamento assinado por Nathália Velame: 
HFmhsj9.md.jpg
HFmhD4j.md.jpg
HFmhyvV.md.jpg
HFmjJTP.md.jpg
HFmjFCg.md.jpg
Conheça o trabalho de Nathália Velame
 

Fotos projeto: Tarso Figueira. Foto Nathália: Lucas Assis. Siga o insta @sitealoalobahia.

26 Nov 2022

Mostra reúne obras feitas com materiais coletados das regiões atingidas pelo derramamento de óleo e pelas queimadas

Entra em cartaz a partir deste sábado (26), às 16h, na Ativa Atelier Livre, a exposição "É tudo depois", do artista visual Mateus Morbeck. A mostra reúne fotografias e instalações feitas com materiais coletados das regiões costeiras atingidas pelo derramamento de óleo em 2019 e das queimadas na Chapada Diamantina que aconteceu no ano de 2020. A visitação poderá ser visitada até o próximo dia 17 de dezembro.

Entre os destaques da exposição, formada por cinco obras, está uma folha carbonizada em um espaço amplo e vazio, e uma instalação criada a partir de peças metálicas encontradas nas cinzas das áreas destruídas pelo incêndio na Chapada Diamantina.

"A ideia que eu tenho é de tirar esse poluente da natureza e dar significado como obra artística", explica Morbeck.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.