Fotos: Com música, dança e bate-papos, Museu de Arte Contemporânea da Bahia é inaugurado em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Teve início, na manhã desta sexta-feira (29), o evento MAC 60 horas, que marca a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, no bairro da Graça, em Salvador.

Com uma programação que se estenderá até as 22h do domingo (1º), a celebração pela abertura do espaço conta com exposições e uma variedade de atividades, incluindo performances de break-dance, slam de poesia, música, bate-papos, oficinas, projeções de vídeo mapping, cinema a céu aberto, arte digital com DJ, VJ e live code, pista de skate, yoga e muito mais.

JdAxst9.md.jpg
O MAC Bahia está localizado no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, onde funcionava o Palacete das Artes, uma edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) desde 1986.

O espaço passou por adaptações para receber obras e projetos de arte contemporânea, incluindo novos espaços expositivos e educativos voltados para linguagens contemporâneas como a arte urbana, a arte digital, a videoarte, a performance e produção maker.

JdAzOHQ.md.jpg
Para promover esse projeto, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões.

Para Luciana Mandelli, diretora do Ipac, a inauguração representa um marco na cena artística da Bahia: “Ele não só preserva nossa história cultural, mas, também, abre portas para o novo, possibilitando a expressão artística contemporânea. As adaptações realizadas foram fundamentais para acolher as formas de arte emergentes e assegurar que o museu seja um espaço inclusivo para todos”.

JdAI874.md.jpg
 Exposições e acervo

Na casa, o visitante encontrará uma exposição composta pelas obras que foram transferidas do Museu de Arte Moderna (MAM) Bahia para formar o acervo inicial do MAC Bahia. São cerca de 175 trabalhos, de 102 artistas de diferentes regiões do país, que foram premiados ao longo das 16 edições do Salões do MAM Bahia.

No anexo, será apresentada a exposição individual ‘Agô’, de Ayrson Heráclito – artista, curador, pesquisador e professor – que, atualmente, é o principal nome da arte contemporânea da Bahia, e um dos principais do Brasil. Outra atração organizada no espaço é a exposição ‘Muro’, com a participação de mais de 50 artistas urbanos que atuam nas ruas da cidade, que terão seus trabalhos incorporados ao acervo do museu.

JdAukOl.md.jpg
JdAA0ru.md.jpg
JdARqyx.md.jpg
Fotos: Feijão Almeida.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias