A premiada vinícola UVVA, em Mucugê, na Chamada Diamantina, realiza, até 1º de agosto, a celebração da colheita das uvas nos parreirais, prática conhecida como vindima.
No caso da marca baiana, foi criado o Imersão Vindima UVVA, programa exclusivo e educativo, ideal para os curiosos que desejam participar da colheita e acompanhar o processo de vinificação dos vinhos de inverno.
Estes rótulos são produzidos com a técnica de dupla poda – ou poda invertida -, por inverter mesmo o ciclo da videira com duas podas anuais, que possibilitam a maturação e colheita em temporadas distintas.
A Imersão Vindima UVVA 2024 será realizada nos dias 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de julho, além de 1º de agosto. Os participantes terão um pacote completo que inclui transfer de ida e volta entre a cidade de Mucugê, situada a 25 km da vinícola.

Visitantes participam do processo de colheitas das uvas na vinícola | Foto: Divulgação
Cada imersão é limitada a apenas 12 pessoas, garantindo uma experiência personalizada. Entenda a programação:
* Welcome UVVA:
Convidados serão recepcionados com o café Latitude 13 da Fazenda Progresso; mesmo grupo da vinícola;
* Apresentação dos Enólogos:
Introdução sobre a Vinícola UVVA e seu terroir, seguida de instruções para a colheita das uvas;
* Kit Colheita:
Cada participante receberá um kit completo para a colheita;
* Colheita nos Vinhedos:
Orientações sobre as características de maturação das uvas e análise em refratômetro;
* Processo de Produção do Vinho:
Participação nas etapas iniciais, incluindo desengace, mesa de seleção, inoculação de leveduras e envio das uvas para os tanques de fermentação/prensa;
* Visita Guiada:
Tour pelas áreas técnicas, como sala de tanques, micro vinificação, envase e cave;
* Almoço Exclusivo:
Refeição em meio aos vinhedos;
* Café da Tarde:
Café da tarde também em meio aos vinhedos, reforçando a conexão com a natureza e o ambiente local;
* Degustação de Vinhos Exclusivos:
Sessão de degustação dos vinhos da UVVA.
As visitas dentro do programa da vindima acontecem das 8h30 às 17h. O investimento é de R$ 1.500 por pessoa. Reservas: (77) 3311-2115 ou contato@vinicolauvva.com.br.
Matérias relacionadas:
Pioneirismo na Bahia: vinícola UVVA completa dois anos com 26 prêmios