Salvador é o mundo: onde provar o que os principais visitantes da cidade comem

Salvador é o mundo: onde provar o que os principais visitantes da cidade comem

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 28/03/2024 às 12:26 / Leia em 5 minutos

“O mundo desembarca em Salvador”, canta Claudia Leitte a cada Carnaval. É fato que argentinos, portugueses, italianos e espanhóis estão sempre por aqui, como os principais visitantes da capital baiana, ao longo do ano. Estadunidenses e franceses também passam pela cidade, mesmo que em menor número. Aproveitando os 475 anos de Salvador, que serão celebrados na próxima sexta-feira (29), o Alô Alô Bahia decidiu listar algumas opções na cidade onde é possível comer um pouco da culinária de cada um desses turistas sem deixar a soterópolis.

andina

Começando pelos hermanos argentinos, que marcam forte presença em Salvador, indicamos o Andina Cozinha Latina, do simpático casal de argentinos Gonzalo Rojas e Irene Lapuente (na foto acima). No antigo casarão na Rua Barão de Loreto, na Graça, ela recebe os clientes e apresenta detalhadamente o cardápio do dia, enquanto ele, o chef, assume sozinho a cozinha, de onde saem opções que nos remetem à Patagônia e outras regiões argentinas, além de países como Peru e México. Vale rezar e torcer para eles prepararem a tradicional Empanada Argentina no dia em que você for!

botecapa-aloalobahia

De Portugal, alguns clássicos da cidade resistem ao tempo, como o clássico Casa Lisboa, no Jardim Apipema, que se junta a opções mais novas, como o Portogaia, no Acupe de Brotas; o Boteco Português (foto acima) e o Amada Lisboa, ambos no Rio Vermelho. Outro “pedacinho de Portugal em Salvador”, a confeitaria e café De Além Mar, atualmente com três endereços na cidade – Rio Vermelho, Shopping Barra e Shopping da Bahia – mantém viva a história de duas irmãs, que apresentaram na capital baiana receitas clássicas, como os pasteis de Santa Clara e de nata, além do Bacalhau com Natas. Inclusive, aproveitando que o aniversário da cidade cai bem na Semana Santa, vale uma visita a um deles no feriadão.

napoli

Com forte relação histórica como Brasil, tendo sido o único país entre os industrializados a promover uma emigração em massa, na segunda metade do século 19, com cerca de 11 milhões de italianos deixando a Europa ao longo de décadas, a Itália tem forte presença na Bahia também, com diversos restaurantes, entre clássicos, como o Bella Napoli e o Di Liana, com mais de 60 e 40 anos, respectivamente, e amigos mais jovens na cidade, como o La Pasta Gialla, com quase 20 anos; o Pasta em Casa, com pouco mais de 10 anos; e os mais novos, o Pepo e o Lotti Cucina, inaugurados nos últimos 3 anos. Cada um imprime a inspiração italiana do seu jeito, apostando em clássicos e em versões autorais dos sabores tradicionais italianos.

morchon

Quem tem uma queda pelo tempero espanhol não precisa pensar duas vezes antes de visitar o chef Jose Morchon, no La Taperia, no Rio Vermelho. No descontraído ambiente do restaurante, que completou 10 anos em 2022, o espanhol de Valladolid prepara variados Pintxos, como o Chorizo, Ovo de Codorna e Jamon; Mexilhões e Ostras à moda da casa, Tortillas (“¡las españolas y verdaderas!”, como garantem no menu), pescados e a tradicional Paella, em versões variadas.

chez

Dos franceses, o Brasil herdou principalmente técnicas, que são usadas diariamente na cozinha e na confeitaria clássica de diversos espaços de Salvador. Mas, quem quiser comer alguns clássicos da França não pode deixar de visitar o sexagenário Chez Bernard, no bairro do Dois de Julho, com uma vista encantadora da Baía de Todos os Santos. Da culinária francesa clássica, o restaurante resgata opções como Soupe à L´Oignon (Sopa de Cebola), Confit de Carnard (Coxa de Pato), Molhos Tradicionais como Béarnaise, Bordelaise e Au Poivre e Crêpe Suzette e Profiterole.

jabu

Além do Chez Bernard, comandado pelo belga Laurent Rezette, o baiano pode ouvir o sotaque francês em pelo menos outros dois restaurantes da cidade, o Jabu Restô & Bar e o Cöa Restaurante, ambos no Rio Vermelho. O primeiro é capitaneado pelo chef Aurélien Roche e pelo mixologista e sommelier Thomas Duprat. A dupla francesa aposta na fusão da riqueza dos produtos da Bahia com a delicadeza da cozinha da França. Já o segundo tem também Thomas como sócio, ao lado dos suíços Flavien Gallizioli, chef com formação com forte influência nas técnicas francesas, e Sylvain Putallaz. Lá, eles apostam numa comida brasileira com sotaque international.

coa

Já da Terra do Tio Sam, que nos trouxe principalmente a “junk” e “fast food”, é possível provar outras inspirações. Na Coffeetown Salvador, por exemplo, dá pra provar homenagens da casa, como o bolinho de mac’n cheese, recheado com o clássico macarrão e queijo; Costelinha ao Molho Barbecue com Batatas Rústicas; Caesar Salad de Camarão e torta Red Velvet, todos bastante apreciados nos Estados Unidos. Destaca-se no cardápio ainda a picante Jambalaia, espécie de paella típica de Nova Orleans e de toda a Louisiana. Let’s go?

jambalayacoffeetown-alo-alo-bahia
Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe