12 Jul 2023
Tradicional Chez Bernard completa 60 anos, com jantar especial que resgata clássicos franceses
Para celebrar a data, os proprietários preparam uma série de jantares entre 17 e 21 de julho. Ao longo da semana, o público poderá degustar um menu especial, que privilegia os pratos clássicos da casa, no andar superior do restaurante, sob reserva, a R$ 179 por pessoa. Ao longo do ano, mês a mês, até dezembro, ainda serão desenvolvidas diversas ações para marcar a data histórica.
O MENU Célébration traz opções como Soupe à L´Oignon (Sopa de Cebola), Crevettes Roses à la Fernand Point (Camarões Grelhados e Flambados em Pastis, Molho Bisque e Pimenta Verde com Folhado Recheado de Cogumelos), Confit de Carnard (Coxa de Pato e seu molho perfumado com Trufa e Sonho de Batata), Filet Mignon et Ses Trois Sauces Classiques (Filé Mignon e Molhos Tradicionais Béarnaise, Bordelaise e Au Poivre), Crêpe Suzette (Crepe Suzette Flambado com Sorvete de Baunilha da Chapada Diamantina) e Profiterole à La Pistache (Profiterole de Pistache). As reservas podem ser feitas pelo (71) 3328-1566 e (71) 99911-1130 (WhatsApp).
Na próxima segunda-feira (17), serão recebidos, com jantar especial em nove tempos, alguns dos principais chefs que movimentam a cena gastronômica da cidade. Já no dia seguinte, na terça-feira (18), será a vez do Chez Bernard festejar a data com os profissionais de imprensa, parceiros há anos na difusão da clássica cozinha da casa. Ao longo da semana, o espaço ainda receberá convidados, amigos, parceiros e colaboradores.
Um pouco de história
Formado pela Escola Hoteleira de Paris, Bernard Goethals (1935-2009) desembarcou na Bahia em 1958, quando trabalhou no Hotel da Bahia por mais de um ano. De lá, assumiu o bar do badalado Hotel Themis, no Centro da cidade. Se apaixonou por uma baiana e por Salvador. Casados, foram viver na Rua Gamboa de Cima, nº11, que, em julho de 1963, se transformou no Chez Bernard.
No final dos anos 1960, o chef Bernard firmou sociedade com seu concunhado, Guilardo Marques, e o acanhado bistrô foi reformado. Em 1976, o sócio comprou a parte de Bernard e se associou a Albérico Pedreira por 44 anos, até vender o espaço para o grupo Odebrecht, que operou o restaurante até 2018, antes do casal Verônica e Ademar Lemos assumir.
Os novos donos reformaram o espaço, repaginaram a decoração e reabriram a casa com o chef Laurent Rezette no comando da cozinha. Em 2021, recebeu o prêmio Top Of Mind de restaurante de alto padrão mais lembrado pelos soteropolitanos. Em 2022, o estabelecimento obteve destaque na 49ª posição entre os 100 melhores restaurantes do Brasil pela Revista Exame.
Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.