Com menos de 5 mil habitantes, cidade no interior de SP tem a melhor qualidade de vida do país

Com menos de 5 mil habitantes, cidade no interior de SP tem a melhor qualidade de vida do país

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Divulgação/Prefeitura de Gavião Peixoto

Publicado em 14/07/2024 às 12:49 / Leia em 3 minutos

A cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo,  ficou em primeiro lugar no ranking que elege as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

O estudo, chamado de IPS Brasil, foi realizado com base no IPS (Índice de Progresso Social), uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil a partir de dados oficiais.

A cidade é relativamente nova, tem apenas 28 anos de fundação, e é palco de shows de grandes nomes da música brasileira.

Antes, Gavião Peixoto era um distrito de Araraquara, cidade a cerca de 35 km de distância. Ela foi elevada à categoria de município em 27 de dezembro de 1995.

A cidade tem uma população de 4.702 residentes fixos, segundo dados do IBGE.

Qualidade de Vida

A pontuação geral de Gavião Peixoto no estudo foi 74,49. O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final. Mas cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos entre eles. Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.

Em outro indicador, que considera os níveis de acesso à saúde e bem-estar, o IPS destaca que Gavião Peixoto tem nota 59,16. Os números sobem para 89,22 quanto ao acesso à água e saneamento básico. Já a expectativa de vida dos gavionenses alcançou nota 74,14.

No município, um trabalhador formal médio recebe cerca de R$ 6.300. E 86,22% da população está ocupada com alguma atividade.

Sobre os níveis de acesso à moradia, o município obteve quase a pontuação máxima, com 97,20. Na educação, a nota foi de 81,62 em relação às pessoas que têm acesso ao nível básico e de 67,73% quando considerada a educação superior.

Quase todas as crianças e adolescentes estão nas escolas. O último levantamento do IBGE sobre o tema ocorreu em 2010 e, na ocasião, apontou que 98,7% dos jovens entre 6 a 14 anos estavam matriculados em escolas.

O município recebe, desde 2001, um investimento relevante da Embraer, que construiu uma unidade de produção por lá. Lá serão fabricados também os caças Gripen, em uma parceria entre a Embraer e a empresa sueca Saab. A Força Aérea Brasileira já encomendou 36 unidades.

Além dessa atividade economicamente relevante, muitos moradores escolhem Gavião Peixoto para morar por ter as vantagens de uma cidade pequena – menos poluição e menos trânsito, por exemplo – enquanto estão próximos de bons empregos, boa educação e bons serviços.

Ranking

Atrás de Gavião Peixoto, estão as cidades de Brasília, São Carlos (SP) e Goiânia, respectivamente. A diferença entre as notas destas cidades foi menor que dois pontos.

A capital São Paulo ficou em sexto lugar no ranking das capitais. A nota atingida foi de 68,79. À frente estão Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.

Salvador recebeu nota  63,80, ficando atrás de Vitória da Conquista, que teve 64,03.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe