Filme que concorre à vaga do Brasil no Oscar, “Vicentina Pede Desculpas” ganha data de estreia na Netflix

Filme que concorre à vaga do Brasil no Oscar, “Vicentina Pede Desculpas” ganha data de estreia na Netflix

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Denize dos Santos/Netflix

Publicado em 27/08/2026 às 15:36

Quatro anos depois de “Marte Um”, Gabriel Martins volta aos cinemas com “Vicentina Pede Desculpas”, filme que já tem datas de estreia definidas no Brasil. O longa chega a cinemas selecionados em 5 de novembro e estreia na Netflix em 20 de novembro, simultaneamente em mais de 190 países.

O filme está entre os títulos que disputam a indicação do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Internacional e terá uma importante trajetória por festivais antes do lançamento comercial. “Vicentina Pede Desculpas” será o único longa brasileiro selecionado para a 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), em setembro, onde fará sua première internacional na mostra competitiva Plataforma.

A produção também integra a seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, onde concorre à Concha de Ouro, principal prêmio do evento. O longa ainda será exibido no AFI Latin American Film Festival e no Cinelatino Minneapolis Film Festival, antes de sua estreia no Brasil, marcada para a mostra competitiva da 28ª edição do Festival do Rio, entre 1º e 11 de outubro.

Protagonizado por Rejane Faria, “Vicentina Pede Desculpas” acompanha uma professora aposentada de 75 anos que enfrenta o luto após a morte do filho, Wesley, motorista de ônibus envolvido em um acidente que mata praticamente todos os passageiros.

Imagens de segurança levantam suspeitas de que Wesley poderia ter provocado a tragédia intencionalmente. Devastada e em busca de respostas, Vicentina decide procurar as famílias das vítimas para pedir desculpas pelo que aconteceu.

Maíra Azevedo integra o elenco, ao lado de Rejane Farias | Foto: Denize dos Santos/Netflix

A jornada, porém, se revela mais complexa do que ela imaginava, colocando a personagem diante de diferentes versões da tragédia e de questões sobre culpa, luto e responsabilização.

Rejane Faria, que também se destacou em “Marte Um”, conduz o longa no papel-título. O elenco reúne ainda Flávio Bauraqui, Giovanna Heliodoro, Giovanni Venturini, Grace Passô, Karine Teles, Renato Novaes, Thalma de Freitas e a baiana Maíra Azevedo.

Produzido pela Filmes de Plástico, “Vicentina Pede Desculpas” tem direção, roteiro e história original assinados por Gabriel Martins.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia