O icônico Edifício Sulacap, no Centro da cidade, completa 78 anos neste sábado (6). O prédio fica na esquina da Avenida Sete de Setembro e a Rua Carlos Gomes, em frente à Praça Castro Alves.
O ponto é um marco da arquitetura modernista no Centro Histórico. Foi inaugurado em 1946, e projetado pelos arquitetos Anton Floderer e Robert Prentice. Ele é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), desde 2008.
Segundo o Ipac, quando foi construído, o Sulacap contrastava com os casarões do centro da cidade tanto por sua estética em art déco, como por sua estrutura em concreto armado e estruturas metálicas. Ele foi projeto para atender ao mercado financeiro, mas atualmente atende a diversas especialidades de escritórios e lojas. São sete andares e cerca de 120 lojas.
Com um ponto privilegiado, o Sulacap exatamente onde acontece o famoso encontro dos trios no Carnaval e, por isso, na época da folia, muitas salas são alugadas para funcionarem como “camarotes”.
Veja algumas imagens internas do Sulacap:
Exposição
Em comemoração ao edifício, a exposição DeuInsight (In)visível será aberta hoje. A mostra aborda os principais prédios art déco de Salvador.
Esta é a sexta edição da exposição, voltada para a arquitetura baiana. A mostra é realizada pelo RB Studio e tem curadoria do arquiteto e diretor criativo Rafael Bittencourt.
A exposição vai até o dia 2 de agosto e está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h.
Confira a programação abaixo:
Ver essa foto no Instagram