A Defesa Civil de Salvador (Codesal) abriu, nesta segunda-feira (22), a edição 2025 da Semana Nacional de Redução de Desastres, no auditório da sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
A programação, que vai até sexta-feira (26), tem como tema “Gestão Integrada de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas” e reúne representantes de órgãos municipais, estaduais e federais.
Na cerimônia de abertura, a vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a importância da integração entre poder público e sociedade para preparar a cidade frente aos efeitos das mudanças climáticas.
Em vídeo exibido durante o evento, o prefeito Bruno Reis, que preside a Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da Frente Nacional de Prefeitos, lembrou que Salvador reduziu significativamente os impactos de chuvas fortes com obras de contenção de encostas, instalação de geomantas e ampliação de equipamentos de monitoramento.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, salientou que a prevenção depende também da mobilização comunitária. Ele citou capacitações realizadas em escolas e comunidades de risco, além da formação de voluntários que ampliam a rede de apoio em situações de emergência.
Durante a abertura, servidores, voluntários e instituições receberam o certificado “Destaque Operação Chuva 2025” pelo trabalho em ações de prevenção e resposta em períodos de forte precipitação. Entre os homenageados, a diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andrea Salvador, ressaltou a importância da parceria entre as pastas para garantir a segurança da população.
O subsecretário da Secretaria Municipal de Promoção Social, Dênio Primo, também representou a equipe da Sempre na premiação.
A agenda segue nesta terça-feira (23) com capacitação sobre racismo ambiental e palestras das secretárias Isaura Genoveva (Reparação) e Fernanda Lordêlo (Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude).
Na quarta (24), o Parque da Cidade recebe a 2ª Caminhada da Prevenção, seguida de formação em noções básicas de Proteção e Defesa Civil para servidores da Educação.
Quinta-feira (25) será marcada pela capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC), pela manhã, no auditório da Codesal, e pelo evento “Calor Extremo e Saúde nas Cidades”, às 14h, no Doca 1, que inclui palestra magna, mesas de debate, lançamento do livro “Defesa Civil e os Novos Paradigmas” e coquetel cultural.
O encerramento ocorre na sexta-feira (26) com visitas técnicas ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), ao projeto Mané Dendê, onde está previsto o plantio de 700 árvores, e à Galeria Mercado Modelo. À tarde, o Doca 1 volta a receber debates sobre comunicação e resposta da saúde em ondas de calor, arborização urbana e soluções baseadas na natureza para aumentar a resiliência climática.