SUS completa 35 anos como maior sistema público de saúde do mundo

SUS completa 35 anos como maior sistema público de saúde do mundo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 19/09/2025 às 21:52 / Leia em 2 minutos

Nesta sexta-feira (19), o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos consolidado como um dos maiores sistemas públicos, gratuitos e universais do mundo. Criado a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986) e inscrito na Constituição Federal de 1988, o SUS foi regulamentado em 1990 pela Lei nº 8.080 e hoje garante atendimento a todos os brasileiros.

Antes do SUS, apenas trabalhadores formais vinculados à Previdência tinham acesso garantido aos hospitais públicos, o que beneficiava cerca de 30 milhões de pessoas. Atualmente, o sistema atende toda a população: 76% dos brasileiros dependem diretamente do SUS, que realiza 2,8 bilhões de atendimentos por ano e conta com 3,5 milhões de profissionais de saúde.

Em postagem nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a relevância do sistema. “O SUS é motivo de muito orgulho para brasileiras e brasileiros: nenhum outro país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes tem um sistema universal, capaz de oferecer atendimento gratuito a todos, independente de poder ou não pagar uma consulta ou plano de saúde”, escreveu.

Lula também citou investimentos feitos pelo Governo Federal desde 2023, como:

  • Mais Médicos, que dobrou de tamanho e alcançou 26,8 mil profissionais;

  • Brasil Sorridente, retomado com 34 mil equipes e 400 Unidades Odontológicas Móveis entregues;

  • Farmácia Popular, que atendeu 22 milhões de pessoas só em 2025, garantindo 41 medicamentos gratuitos;

  • Agora Tem Especialistas, programa voltado a consultas, exames e tratamentos especializados.

“O SUS nasceu da luta de nosso povo pelos seus direitos. Cresceu, se aprimorou. Sobreviveu aos ataques daqueles que tentaram sucateá-lo. Agora, tem de volta a atenção que merece e está batendo recordes atrás de recordes”, afirmou Lula.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia