Em um gesto simbólico e inédito, a princesa Kate Middleton fez sua primeira aparição oficial sozinha para acompanhar a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, em uma visita aos Jardins de Frogmore, na propriedade de Windsor.
Antes do encontro, Melania havia visitado a Casa de Bonecas da Rainha Mary e a Biblioteca Real, ao lado da rainha Camilla. Depois, uniu-se à princesa de Gales, de 43 anos, para uma atividade com o programa Esquilos dos Escoteiros, que atende crianças de 4 a 6 anos.
:max_bytes(150000):strip_icc():focal(807x201:809x203):format(webp)/melania-trump-catherine-princess-of-wales-state-visit-windsor-091825-2-a214c65729244f2e9cd7df6ec8b6155d.jpg)
Foto: Nathan Howard/AFP
As duas participaram de oficinas ao ar livre, ajudando os pequenos a criar pinturas com folhas e a construir “hotéis para insetos” com papelão. Em clima descontraído, Melania entrou na brincadeira e revelou ter como inseto favorito a joaninha. Kate, sentada na grama com as crianças, conversava sobre os trabalhos artísticos enquanto acompanhava de perto cada grupo.
:max_bytes(150000):strip_icc():focal(749x0:751x2):format(webp)/melania-trump-catherine-princess-of-wales-state-visit-windsor-091825-cd7e153bd00a45909d20dfc839c77c53.jpg)
Foto: Nathan Howard/WPA/Getty
A visita ainda teve uma animada brincadeira com paraquedas, recheado de bolas, que fez tanto as autoridades quanto as crianças caírem na risada.
Num gesto especial, Kate levou sanduíches preparados com mel produzido em sua casa de Anmer Hall, em Norfolk, enquanto Melania distribuiu potes de mel da Casa Branca como lembrança para cada criança.
No fim da manhã, o Chefe Escoteiro Dwayne Fields reuniu os pequenos em fardos de palha para entregar o distintivo “Go Wild”, recebido das mãos da princesa e da primeira-dama. Em retribuição, duas crianças entregaram distintivos a Kate e Melania, arrancando aplausos de todos.
A presença de Kate Middleton com os escoteiros tem um peso especial: a princesa foi Brownie na infância e é copresidente da Associação de Escoteiros desde 2020. Em março, ela já havia participado de uma atividade no Lake District, quando compartilhou como os momentos ao ar livre foram essenciais durante sua recuperação do câncer.
Após a programação em Frogmore, Melania seguiu para Chequers, onde se juntou ao presidente Donald Trump no restante da agenda oficial.
A visita de Estado começou no dia anterior, com a cerimônia de boas-vindas no Castelo de Windsor, a homenagem no túmulo da rainha Elizabeth II e um banquete de gala marcado por discursos do rei Charles III e do presidente norte-americano.