“Rua Sinalizada”: projeto promove ação de conscientização no Museu de Arte Moderna da Bahia

“Rua Sinalizada”: projeto promove ação de conscientização no Museu de Arte Moderna da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 18/09/2025 às 13:34 / Leia em 2 minutos

O projeto “Rua Sinalizada” volta aos espaços públicos de Salvador neste domingo (21), dentro da programação especial do mês dedicado à visibilidade, conscientização e celebração de pessoas surdas, o “Setembro Azul” — ou “Setembro Surdo”. Às 14h, na Praça do Museu de Arte Moderna da Bahia, acontece a oficina gratuita “Placas Cartográficas”, que convida os participantes a criarem placas simbólicas que expressam sentimentos, desejos e necessidades da comunidade em relação ao território onde vivem.

A partir de conversas sobre o cotidiano e o pertencimento à cidade, cada pessoa transforma suas percepções em intervenções artísticas no espaço urbano. A ação dá voz às vivências locais por meio da arte, mesclando afeto, crítica e imaginação coletiva. A oficina será conduzida em Língua Portuguesa e Libras, com audiodescrição aberta para pessoas cegas.

Abrindo a agenda do mês, no domingo passado (14) aconteceu, no Farol da Barra, a atividade gratuita “Dissecando a Cena”, uma ação de improviso teatral que colocou surdos e ouvintes juntos no jogo da criação. O público participou ativamente sugerindo cenário, situação e personagem. A partir dessas escolhas, duas pessoas entraram em cena e começaram a improvisar, criando narrativas que se construíram e se transformaram em tempo real.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia