Lula lidera todos os cenários para eleições de 2026, segundo pesquisa

Lula lidera todos os cenários para eleições de 2026, segundo pesquisa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do Metrópoles

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 18/09/2025 às 08:53 / Leia em 3 minutos

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 confirma a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todos os cenários testados, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (18), são semelhantes aos do levantamento anterior, realizado em agosto.

Primeiro turno

O instituto testou oito cenários estimulados. No cenário 1, Lula tem 32% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), inelegível, com 24%. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 11%, Ratinho Júnior (PSD) com 8%, Romeu Zema (Novo) com 5% e Ronaldo Caiado (União) com 4%. Os votos brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar somam 11%, e os indecisos são 5%.

Nos cenários 2 e 3, o petista foi testado contra dois nomes cogitados para substituir Bolsonaro na disputa: Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

  • Contra Michelle Bolsonaro, Lula aparece com 33%, Michelle tem 18%, Ciro Gomes 13%, Ratinho Júnior 8%, Zema 6% e Caiado 5%. Brancos, nulos e eleitores que não votarão somam 12%, e indecisos são 5%.
  • Contra Tarcísio, Lula sobe para 35% e o governador de São Paulo fica com 17%. Ciro Gomes mantém 13%, Caiado tem 6% e Zema 5%. Brancos e nulos somam 18%, e indecisos são 6%.

No cenário 5, com número reduzido de candidatos, Lula atinge 40%, contra 20% de Tarcísio e 16% de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os indecisos representam 5% e votos brancos, nulos e abstenções chegam a 19%.

O melhor desempenho de Lula é registrado no cenário 8, em que chega a 43% das intenções de voto. Eduardo Bolsonaro é o segundo colocado com 21% e Caiado aparece com 12%.

Segundo turno

Na simulação contra Bolsonaro, Lula lidera com 47% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente aparece com 34%, a maior diferença entre os dois desde o início da série histórica, em março de 2025. O resultado representa vantagem de 13 pontos percentuais para o petista.

No cenário contra Tarcísio de Freitas, Lula aparece com 43%, e o governador de São Paulo tem 35%, repetindo os números da rodada anterior.

A Quaest também testou Lula contra Ciro Gomes, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Eduardo Bolsonaro, e em todos os casos o presidente se manteve à frente. A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de setembro, com 2.004 entrevistas presenciais em domicílio, com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia