Uma nova onda de calor vai atingir o Brasil a partir desta quinta-feira (18), dia em que ocorre a transição do inverno para a primavera. Segundo o Climatempo, as temperaturas devem ficar até 5°C acima da média histórica em diversas regiões, com potencial para novos recordes de calor no ano.
Temperaturas acima dos 40°C já foram observados na primeira quinzena do mês nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. No dia 12 de setembro, São Miguel do Araguaia, em Goiás, registrou 42,9ºC, temperatura mais elevada do ano, até agora.
A previsão é que diversas localidades do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste também registrem altas temperaturas e que capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas atinjam recordes de calor.
Na região Sudeste, o calor pode se aproximar da marca dos 40°C nos estados de São Paulo e de Minas Gerais. O norte do Paraná também vai sentir um grande aquecimento no período de 18 a 22 de setembro. É possível que as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte se aproximem de seus recordes de calor atuais para 2025.