Em uma cerimônia solene realizada nesta terça-feira (16), no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a deputada Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), recebeu a Medalha Grande Mérito da Ordem do Mérito Legislativo, maior condecoração concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A homenagem ganha ainda mais peso pelo simbolismo do momento. A ALMG celebra 190 anos de história, mesma marca que a Assembleia da Bahia completa em 2025.
“Hoje vivi um desses momentos raros: os 190 anos da Assembleia de Minas se encontraram com os 190 anos da Assembleia da Bahia, e eu tenho a honra de estar nesse tempo da história como a primeira mulher a presidir a ALBA”, afirmou Ivana,
A solenidade reuniu autoridades dos três poderes, parlamentares de diversos estados e contou com o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, como orador oficial. A entrega da medalha foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB).
Para Ivana Bastos, a homenagem é também um gesto de humanidade na política. “Receber esta medalha em Minas, neste palco tão significativo, tem um sabor especial. Essa medalha é o abraço de um povo, é a história sendo escrita com afeto, é a prova de que a política pode ser humana, pode ser próxima, pode ser grande e generosa ao mesmo tempo”, disse a deputada.