Nesta terça-feira (16), dia em que Dona Canô completaria 118 anos, Maria Bethânia compartilhou nas redes sociais um vídeo em homenagem à mãe. Nas imagens de 2012, ano do falecimento da matriarca da família Veloso, a cantora interpreta a música “Curare”, composta por Bororó.
A letra, que inclui o trecho “Você é toda Bahia”, celebra a beleza e a força da mulher baiana, destacando sua conexão com a natureza e a cultura afro-brasileira, reforçando o legado afetivo e cultural da matriarca.
“Amor, festa e devoção. Ensinamentos dela para bem viver. Meu canto é teu, minha senhora”, escreveu Bethânia na legenda.
Claudionor Viana Teles Veloso, a Dona Canô, nasceu em 16 de setembro de 1907 e foi uma figura emblemática da cultura baiana, mãe de Caetano e Maria Bethânia. Reconhecida por seu carisma, sabedoria e forte presença familiar, ela se tornou símbolo de resistência, tradição e afeto, sendo frequentemente celebrada em músicas, livros e depoimentos. Além de referência afetiva para seus filhos, Dona Canô também se destacou como inspiração cultural para Salvador e para o Brasil, representando a força, a alegria e a hospitalidade da mulher baiana.
Ver essa foto no Instagram