O Diário Oficial da União desta segunda-feira (15) publicou a Lei nº 15.207, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que cria a campanha Agosto Branco, dedicada à conscientização sobre o câncer de pulmão.
A iniciativa prevê que, todos os anos, durante o mês de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com entidades civis, conselhos profissionais e instituições de ensino, promova ações de esclarecimento sobre sintomas, fases da doença, prognóstico, tratamento e serviços de referência para pacientes.
O movimento se soma ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto desde 1986, que já promove campanhas contra o tabagismo. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça que o tabaco, além de causar câncer de pulmão, está relacionado a diversas doenças respiratórias, cardiovasculares e gastrointestinais, além de infertilidade e complicações na gravidez.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é a quarta neoplasia mais incidente no Brasil, considerando apenas os tumores além do câncer de pele não melanoma.