A Nova Orquestra inicia, em setembro, uma turnê especial em homenagem aos 40 anos do Axé Music, um dos movimentos culturais mais importantes do Brasil. A série de concertos passará por três capitais: Rio de Janeiro (20/09), Salvador (22/09) e São Luís (24/09), com ingressos a preços populares.
A turnê “Axé 40 Anos” celebra a trajetória do gênero nascido em Salvador nos anos 1980, que consagrou artistas e deu visibilidade à cultura negra e às tradições afro-brasileiras. No repertório, clássicos como “Faraó” (Margareth Menezes), “100% Você” (Chiclete com Banana), “Haja Amor” (Luiz Caldas), “Beleza Rara” (Banda Eva), “Requebra” (Olodum) e sucessos do É o Tchan como “Dança da Cordinha” e “Ralando o Tchan” ganham nova roupagem sinfônica.
A formação contará com 35 músicos, sendo 19 deles participantes do programa Vale Música, com polos nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. A regência será da maestrina Ludhymila Bruzzi, que já conduziu o grupo no Réveillon de Copacabana 2024 e em apresentações com Chico César.
Agenda dos shows
- Rio de Janeiro – 20 de setembro, na Sala Cecília Meireles (15h e 18h)
- Salvador – 22 de setembro, no Teatro Jorge Amado (20h)
- São Luís – 24 de setembro, no Teatro Arthur Azevedo (17h30 e 20h30)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) — à venda online
A turnê é uma realização da Nova Orquestra em parceria com a Vale, por meio do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“É uma grande honra para a Nova Orquestra celebrar os 40 anos do Axé Music, esse movimento tão importante para o nosso país. Estar ao lado do Instituto Cultural Vale em mais esta empreitada só reforça a certeza de que o projeto será sucesso”, afirma Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra.