A aprovação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir, mas ainda segue abaixo da reprovação, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11). O levantamento foi realizado em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), condenado a 27 anos de prisão por tentativa de Golpe de Estado.
De acordo com o Datafolha, 33% dos entrevistados consideram o governo Lula “ótimo” ou “bom”, uma alta de quatro pontos em relação à pesquisa de julho, recuperando o patamar registrado em dezembro de 2024, antes da queda de popularidade do petista.
Ainda assim, a reprovação continua maior: 38% avaliam a gestão como “ruim” ou “péssima”. Outros 28% classificam como “regular”, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento foi feito entre segunda (9) e terça-feira (10), em 133 municípios, com mais de 2 mil entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O resultado indica uma leve recuperação da imagem do presidente em um cenário político marcado pelo julgamento de Bolsonaro no STF. Lula busca retomar apoio popular após meses de desgaste, enquanto a oposição enfrenta o impacto do processo judicial contra o ex-presidente.