Brasileira está entre feridos em colisão de trens que deixou 69 mortos na Espanha

Brasileira está entre feridos em colisão de trens que deixou 69 mortos na Espanha

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Burak Akbulut/Anadolu via Getty Images

Publicado em 30/10/2026 às 08:50

Uma brasileira está entre os feridos na colisão entre dois trens de alta velocidade em Toledo, na Espanha, na quinta-feira (29). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dela.

O acidente deixou ao menos 69 mortos e dezenas de feridos. As equipes de resgate continuam trabalhando na região e procurando possíveis vítimas entre os destroços. Segundo o jornal El Mundo, foram registrados 70 boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas. O número, porém, não representa necessariamente pessoas ainda não localizadas, já que alguns registros podem corresponder a vítimas fatais que ainda não foram identificadas.

Estimativas da Autoridade Independente para Investigação Técnica de Acidentes (AITAT) apontam que o trem de alta velocidade trafegava entre 160 e 200 km/h no momento em que atingiu a outra composição, que estava parada.

A colisão aconteceu por volta das 8h54 (horário local), em um trecho da linha ferroviária de alta velocidade que liga Madri à região da Andaluzia. De acordo com os serviços de emergência, dois vagões do trem da Iryo descarrilaram e caíram de um aterro após serem atingidos pela composição da Renfe.

Mais de 540 pessoas estavam a bordo dos dois trens. O AVE transportava 397 passageiros, enquanto a composição da Iryo levava 146 passageiros e um bebê, segundo informações da imprensa espanhola.

Diante da dimensão da tragédia, a Espanha decretou três dias de luto oficial. Na própria quinta-feira (29), o primeiro-ministro Pedro Sánchez afirmou que o governo trabalha para prestar assistência às vítimas e familiares e esclarecer as circunstâncias do acidente.

“Todas as instituições estão trabalhando dia e noite, não só para dar uma resposta às vítimas e a seus familiares, mas para esclarecer até o último detalhe desta tragédia e reforçar a segurança para que não volte a acontecer”, disse.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia