Gerido pelo Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia passa a realizar exame inédito pelo SUS

Gerido pelo Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia passa a realizar exame inédito pelo SUS

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Freepik

Publicado em 25/04/2025 às 11:01 / Leia em 2 minutos

O Hospital Ortopédico da Bahia, administrado pelo Einstein, dá mais um passo importante na ampliação do acesso a exames de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde na Bahia. A unidade passa a oferecer, de forma inédita na rede pública do estado, o exame de artro-ressonância, considerado um dos mais precisos para diagnosticar lesões articulares.

A artro-ressonância combina a ressonância magnética com a injeção de contraste diretamente na articulação, o que permite uma visualização detalhada de estruturas como ombros, joelhos, quadris e punhos. O exame é amplamente utilizado na rede privada, mas até então não estava disponível no SUS na Bahia.

É um exame de alta sensibilidade que nos permite detectar lesões que muitas vezes não aparecem em outros métodos de imagem. Isso impacta diretamente na definição do tratamento e, consequentemente, na recuperação do paciente“, destaca a Dra. Sirlene Borges, coordenadora do setor de Bioimagem do HOEB. “Com o uso de anestésico local, o procedimento é bem tolerado e praticamente indolor”, completa.

Esta é a segunda vez que o Einstein incorpora um exame exclusivo à rede pública baiana por meio do HOEB. Em 2024, o hospital já havia disponibilizado a escanometria, uma espécie de raio-X digitalizado que permite avaliar o crescimento e o desenvolvimento ósseo, além de identificar desvios na coluna vertebral com alta precisão.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia