O escritor Lucas de Matos tem novidade para que gosta de poesia: seu novo livro, “Antes que o Mar Silencie”. A obra será lançada no dia 7 de setembro, às 13h, na Bienal do Livro de São Paulo, no stand da Editora Ciranda Cultural. Na ocasião, o poeta baiano participará de sessão de autógrafos, além de poder bater um papo com seus leitores sobre o novo projeto.
“É uma alegria realizar o lançamento inicial do meu livro num dos maiores eventos de literatura do país”, destaca o soteropolitano, que planeja lançamentos em outras capitais como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador.
A obra conta com mais de 50 poemas ilustrados por Natália Calamari, com inspiração na arte africana dos adinkras, um alfabeto de símbolos. A designer criou uma fonte exclusiva para o título, num processo de corte a laser em madeira mdf, feito em várias impressões com tinta tipográfica.
Como bom nascido na capital baiana, o escritor possui uma profunda conexão com o mar, presente já no título. “É uma grande metáfora que abarca muitos significados. Escutar a música do mar é um lembrete de estar vivo para mim, e não mais ouvir esse som simboliza o fim do ciclo da vida. Assim, o que nós podemos fazer da nossa existência antes desse silêncio?”, reflete o autor.
Ele aproveita ainda para fazer um alerta sobre a poluição dos oceanos e o desequilíbrio ambiental. “O mar também pode silenciar enquanto estamos vivos, dado o cenário de degradação ambiental do ecossistema marinho. É urgente nos enxergarmos como parte da Natureza, e não à parte dela”, destaca.
“Antes que o Mar Silencie” sucede “Preto Ozado”, de 2022, livro que marcou a estreia do autor no cenário editorial. Com ele, Lucas viajou por capitais e municípios do Brasil em lançamentos, festas literárias e saraus, participando de duas Bienais do Livro (Bahia e Pernambuco) e integrando o projeto Arte da Palavra do SESC com palestras poéticas sobre a obra, que ganhou um minidocumentário ao completar um ano de lançamento. O livro foi adotado em escolas da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.