Maternidade e Hospital da Criança de Salvador completa seis meses com mais de mil partos

Maternidade e Hospital da Criança de Salvador completa seis meses com mais de mil partos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto / Secom PMS

Publicado em 16/10/2026 às 15:18

A Maternidade e Hospital da Criança (MHC) Deputado Alan Sanches, localizada na Federação, em Salvador, completa seis meses de funcionamento nesta sexta-feira (16), com mais de mil partos realizados. Inaugurada pela Prefeitura em abril, a unidade registrou, até o fim de setembro, mais de 1,5 mil internações obstétricas e 488 pediátricas.

O hospital oferece pronto atendimento obstétrico e pediátrico, além de unidades de terapia intensiva (UTIs) materna e neonatal. Segundo o gerente da unidade, João Brito Neto, a procura pelos serviços aumentou desde o início das atividades. Atualmente, o volume de atendimentos é três vezes maior do que o registrado dois meses antes, conforme o gestor.

Atendimento especializado

Entre os casos atendidos nos primeiros meses está o de uma gestante de trigêmeos encaminhada do sul da Bahia por falta de leitos e suporte na região de origem. De acordo com Brito Neto, a mãe e os bebês receberam assistência na unidade e não precisaram de internação em UTI após o parto.

A maternidade também recebe pacientes de outros municípios por meio da regulação. A dona de casa Mônica Marques, de 40 anos, acompanha a filha, internada há dez dias após transferência de Feira de Santana para tratar infecções recorrentes.

Além da assistência hospitalar, a unidade oferece exames de imagem para pacientes internados e para a rede municipal de saúde. Nos primeiros seis meses, foram realizadas mais de 900 ressonâncias magnéticas, mais de 900 tomografias, mais de 2 mil ultrassonografias e mais de 2 mil mamografias, segundo a direção.

O hospital também conta com laboratório em funcionamento 24 horas e oferece exames laboratoriais e de raio-X por demanda aberta à população.

Terapia assistida por animais

Na ala pediátrica, crianças internadas participam de atividades com a cadela Diana, por meio da Terapia Assistida por Animais, conhecida como cão-terapia. A ação ocorre uma vez por mês e envolve atividades conduzidas pelas equipes de fisioterapia e psicologia.

Segundo a tutora do animal, Malu Maciel, a iniciativa ajuda a estimular a participação das crianças e a tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.

Estrutura

Considerada a primeira maternidade da rede municipal de Salvador, a MHC foi entregue com investimento superior a R$ 154 milhões e capacidade de 198 leitos. O complexo reúne maternidade, hospital da criança, hospital dia e centro de bioimagem.

A unidade dispõe de UTIs materna e neonatal, cuja ocupação se aproxima de 90%, de acordo com o gerente.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia