Salvador recebe encontro do MinC com presença de ministra Margareth Menezes; aos detalhes

Salvador recebe encontro do MinC com presença de ministra Margareth Menezes; aos detalhes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Filipe Araújo/MinC

Publicado em 26/06/2024 às 14:43 / Leia em 3 minutos

Criada em 2004 pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, aniversariante desta quarta-feira (26), a Política Nacional Cultura Viva (PNCV) será celebrada em um encontro, de 3 a 6 de julho, em Salvador, na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho.

Lançado como um programa, e institucionalizada 10 anos depois por meio da Lei Federal 13.018/2014, a PNCV é um instrumento fundamental de defesa e promoção da diversidade cultural no Brasil, fomentando ações de entidades, coletivos e agentes culturais de diferentes territórios.

O encontro, que contará com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, celebrará nacionalmente a política cultural, através de uma programação de atividades de formação, rodas de conversa, mesas de debate e apresentações artísticas.

O “Encontro Cultura Viva 20 Anos” reunirá participantes de todo o país, desde gestores culturais nas esferas federal, estadual e municipal a entidades representativas de diversas comunidades, instituições culturais sem fins lucrativos, pesquisadores e agentes culturais que, historicamente, fazem a cultura acontecer em suas diferentes vertentes e expressões.

“A Cultura Viva faz 20 anos, uma política que crava na ação do estado a inclusão da diversidade cultural, a partir de sua potência e impulsiona a cidadania cultural, sendo um exemplo que inspira outros países. Atualmente se posiciona como a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura, e traz no seu DNA a participação da sociedade e a corresponsabilidade dos entes federativos”, explica Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

Programação

No dia 3 de julho, a programação será iniciada com uma atividade de formação dirigida aos Pontões de Cultura de todo o Brasil selecionados por Edital e aos gestores públicos de cultura. Nos dias 4 e 5, a participação amplia a abrangência com a realização de mesas e rodas de compartilhamento de saberes. Já no dia 6, data que marca os 20 anos do Cultura Viva, acontecerá um ato celebrativo com uma apresentação artística especial. O evento será presencial, mas haverá transmissão online, em tempo integral.

Inscrições

As inscrições para o Encontro Cultura Viva 20 Anos são gratuitas e poderão ser realizadas até sexta-feira (28). Podem se inscrever fazedores de cultura, agentes culturais, gestores, pesquisadores, produtores e demais interessados em temas da política e gestão culturais. Inscrições: www.culturaviva20anos.org.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe