Álbum emblemático de Mateus Aleluia ganha edição em vinil

Álbum emblemático de Mateus Aleluia ganha edição em vinil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Paola Alfamor

Publicado em 07/05/2024 às 11:18 / Leia em 2 minutos

Lançado em 2017, o álbum Fogueira Doce, do cantor e compositor Mateus Aleluia, ganha edição especial em vinil. O disco é considerado  uma peça fundamental da música afro-barroca e traz a participação de Mateus Aleluia Filho e Fabiana Aleluia para cantar a Bahia e toda sua ancestralidade.

O repertório começa com “Eu vi Obatalá“, onde Aleluia narra seu encontro com Obatalá, a divindade criadora na mitologia iorubá. A faixa-título do álbum, “Fogueira Doce“, celebra a beleza da capital de Angola em meio a ritmos encantadores dos atabaques. Essa jornada espiritual de Aleluia continua com “Ó virgem! Vire leão“, onde ele declara sua nova força interior.

Carrossel-Mateus-Aleluia-Fogueira-Doce2

Uma das faixas mais marcantes do álbum, “Esotérica chapada“, mergulha em reinos psicodélicos, questionando teorias sobre alienígenas antigos enquanto abraça o divino. Em “Sonhos de crioula“, Aleluia revisita Angola, enquanto em “De tudo isso, eu sou” celebra a diversidade entre religiões e crenças, mesclando alegria exuberante com reflexões profundas.

O álbum encerra com “O serpentear da natureza“, onde as vozes de Mateus e Fabiana Aleluia se entrelaçam em cânticos iorubás, simbolizando não apenas o encerramento, mas também o início de uma jornada cíclica de vida e música.

A edição especial de Fogueira Doce em vinil inclui capa dupla, letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe