Greve no transporte metropolitano é mantida; reunião com sindicato não chega a acordo

Greve no transporte metropolitano é mantida; reunião com sindicato não chega a acordo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Adham Silva/Ônibus Brasil

Publicado em 19/05/2024 às 06:46 / Leia em 2 minutos

Após encontro entre representantes da categoria e da Avanço Transportes na tarde deste sábado (18), finalizado sem acordo, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) decidiu pela manutenção, por tempo indeterminado, da greve que afeta o transporte coletivo em seis cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), desde sexta-feira (17).

Com a paralisação de 11 linhas, que circulam por Madre de Deus, Candeias, Simões Filho, Camaçari, São Francisco do Conde e Santo Amaro, 120 mil passageiros são prejudicados.

Segundo o Sindmetro, não houve avanço nas demandas discutidas, entre elas a recomposição salarial, e a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) não teria apresentado nenhuma proposta para suprir as necessidades dos passageiros das cidades afetadas. Uma nova rodada de negociações está prevista para a próxima quarta-feira (22). Até lá, de acordo com o sindicato, “qualquer atitude em colocar empresas para operar as linhas sem comunicação ao Sindmetro acarretará na paralisação de todo o sistema”.

As outras empresas que compõem o sistema metropolitano não paralisaram as atividades, inclusive, cinco linhas da própria Avanço, que saem de Lauro de Freitas e que têm bairros de Salvador como destinos, operam normalmente. De acordo com o Sindmetro, ao contrário das demais empresas do sistema, que já fizeram os reajustes de 4,75% no salário, 5% no tíquete e 5% na cesta básica, a Avanço Transporte só teria concedido o benefício aos trabalhadores que operam essas linhas de Lauro de Freitas.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe