Na última quarta-feira (24), um tremor de terra assustou moradores no município de Jaguarari, cidade localizada no norte da Bahia.
O susto não parou por aí: de acordo com informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), ocorreram 74 tremores de terra em Jaguarari, apenas na quinta-feira (25).
Os maiores abalos sísmicos deste registro tiveram magnitude 2.2 na escala Richter (mR), que classifica a intensidade dos abalos e vai de um a nove.
Os pequenos tremores de terra não tiveram impacto nas estruturas de imóveis da região e também não foram sentidos pela população, diferentemente do tremor de magnitude 3.6, ocorrido na quarta-feira, no distrito de Pilar.
Segundo relatos de moradores e trabalhadores de uma mina da região, o abalo sísmico balançou casas, teve intensidade para destruir o forro do teto e rachar paredes de casas, além de ser possível escutar um forte estrondo.
O LabSis/UFRN informou que, durante o período de um ano, apenas este tremor na quarta-feira, superou a grandeza de 3.0 mR, se tornando o maior já registrado. No entanto, outros abalos de menor magnitude já haviam sido detectados na região.