Exposição “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” entra em cartaz na Caixa Cultural em Salvador

Exposição “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” entra em cartaz na Caixa Cultural em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Shilton Araújo/Divulgação

Publicado em 18/05/2024 às 15:33 / Leia em 3 minutos

Expressões de negritudes e da periferia recifense são a essência da exposição do artista Jeff Alan, que será realizada na Caixa Cultural, em Salvador, a partir da próxima terça-feira (21). “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” reúne 41 obras do artistas.

A mostra já traz no próprio título a força da ancestralidade e do olhar que impulsiona a arte de Alan. O artista participará da abertura da mostra e vai conduzir uma visita guiada pelo espaço. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 28 de julho de 2024. A mostra também passou por Recife e Rio de Janeiro.

A exposição tem curadoria de Bruno Albertim, e terá uma tela e um mural inédito.  Para Albertim, o trabalho primoroso de Alan resgata as narrativas e os rostos ancestrais dos que foram dizimados da história. “Jeff Alan preenche os espaços em perverso branco da história. Sua potente narrativa visual, preenche fraturas da memória coletiva e projeta a cura de antigas feridas”, afirma.

53294304533 5db2dc542f c

Para ele, ao trazer seus contemporâneos para o centro da composição e a lugares sociais historicamente negados, o trabalho de Alan produz memória e poder social. “Alan põe em decomposição a figura do preto em estado de subalternidade, degradante e naturalizado”, declara o curador.

O artista
Daltônico, Jeff Alan pinta desde a infância, motivado pela mãe. É da periferia, tecido urbano de áreas vulnerabilizadas, que ele nutre os ingredientes do que tece com os seus pincéis. Jeff é da comunidade do Barro, na Zona Oeste do Recife, onde vive e mantém seu ateliê.

Fruto de um grande sonho coletivo, de inquietação e revolta pelas invisibilidades históricas que acompanham os corpos negros, Jeff acredita nessa exposição como o sonho de um povo. “Antes de ir para o museu, essa exposição é para as periferias. A minha obra nasce na rua. Espero que o público se sinta representado e olhe essas obras como quem se olha no espelho”, declara.

Serviço

O quê: [Artes visuais] Exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Abertura: 21 de maio (terça-feira), às 19h, com a presença do artista Jeff Alan
Período: de 21 de maio de 2024 a 28 de julho de 2024
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe