Com passageiro de 90 anos, empresa tenta, neste domingo (19), novo voo espacial tripulado; saiba mais

Com passageiro de 90 anos, empresa tenta, neste domingo (19), novo voo espacial tripulado; saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1

Blue Origin/Divulgação

Publicado em 19/05/2024 às 07:11 / Leia em 2 minutos

A Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, deve voltar a fazer um voo tripulado, após quase dois anos, neste domingo (19), às 10h30 (horário de Brasília). A missão, batizada de NS-25, acontece com a nave New Shepard, com seis pessoas a bordo, em um voo que deve durar cerca de 10 minutos.

O último voo com tripulantes da Blue Origin foi realizado em agosto de 2022, um mês antes de um foguete da empresa cair por conta de uma falha após o lançamento. Neste caso, a nave não estava tripulada e não houve registro de feridos.

Esta será a sétima missão tripulada da Blue Origin, que, como em missões anteriores, planeja fazer um voo suborbital, em que a nave supera a Linha de Kárman, a 100 quilômetros de altitude, convencionada como o “início do espaço”. No trajeto de cerca de 10 minutos, a tripulação pode experimentar a sensação de gravidade zero em um trecho.

No comunicado sobre os tripulantes, a Blue Origin destacou a presença de Ed Dwight, de quase 91 anos, entre os 6 passageiros, capacidade máxima da nave. Ele foi o primeiro negro a se candidatar a uma vaga como astronauta nos Estados Unidos. Treinado pela Força Aérea norte-americana, chegou a ser recomendado à Nasa em 1963, mas não foi selecionado para o cargo.

Dwight, com exatos 90 anos e 8 meses, pode se tornar a pessoa mais velha a chegar ao espaço. O recorde anterior é de William Shatner, ator que interpretou Capitão Kirk em “Jornada nas Estrelas” e foi ao espaço com 90 anos e 6 meses.

Os outros tripulantes da NS-25 são os empresários Mason Angel, Sylvain Chiron e Kenneth L. Hess, a contadora aposentada Carol Schaller e o piloto de aviões Gopi Thotakura.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe