Estilista baiana Adriana Meira é destaque em matéria do jornal O Globo: "Respeito muito meus sonhos realizados"

O caderno Ela, suplemento publicado no jornal O Globo, destacou o trabalho da estilista baiana Adriana Meira na edição deste domingo (15). Aos 40 anos, a criadora vive em Brumado, onde nasceu e para onde retornou durante a pandemia de Covid-19. Em seu ateliê, produz peças marcantes a partir de uma técnica que desenvolveu - e que já conquistou uma clientela recheada de famosas, como a atriz Leticia Colin, a humorista Dadá Coelho e a cantora e empresária Preta Gil (que usou um vestido seu no último Baile da Vogue, em abril do ano passado).
Hauxlob.md.jpg
Na matéria, a jornalista Marcia Disitzer apresenta o trabalho da baiana, a quem define como “estilista-artista” que “faz da moda um processo terapêutico, em que exerce a escuta e a transforma em peças de algodão e linho, feitas sob encomenda, que, por meio de aplicações de couro, neoprene e suede, ilustram trajetórias de vida”.
 
Filha de um mecânico e de uma professora, Adriana revelou que sempre sonhou em trabalhar criando roupas. “Vendo os bordados que minha avó paterna fazia, achava que eles poderiam ir para a roupa”, lembra. “Mas era um universo distante”. Formada em Moda em Salvador, seguiu para São Paulo em busca de realizar seus projetos há quase 13 anos, onde trabalhou como vendedora e no estilo da Cavalera. Em 2015, abriu seu ateliê. “Em 2018, criei quatro iabás para o desfile de Isaac Silva na Casa de Criadores. Foi uma virada, passei a desenvolver peças grandes”, pontou à reportagem de O Globo.

HaAoPqv.md.jpg
Em novembro do ano passado, a estilista participou do Afro Fashion Day, evento criado pelo jornal Correio que celebra o Mês da Consciência Negra em Salvador.
Haux1ix.md.jpg
Em suas redes sociais, a estilista comemorou o destaque no jornal: "Honro minha ancestralidade e respeito muito meus sonhos realizados e o que ainda estão por vir. Moda é política e assim fazemos que uma comunidade tenha auto amor e entenda um mecanismo que parece distante mas que está bem perto. Somos grandes e juntos somos gigantes. Axé!", escreveu.

SP e Trancoso
Atualmente, além das produções sob medida, Adriana Meira tem dois pontos de venda onde comercializa chemises com estampa de Iemanjá e almofadas produzidas pelo coletivo Trama sem Nó, coordenado por ela junto a artesãs de Brumado. Em São Paulo, está na loja do projeto Nordestesse, dentro da Casa Cipó, e em Trancoso, destino sofisticado no sul da Bahia, na multimarcas Concierge. Em março, pretende lançar uma coleção de peças prontas.

 

Matérias relacionadas:

Oxum tropical: conheça a bela história do vestido usado por Preta Gil no Baile da Vogue

Designer baiana Adriana Meira lança linha de almofadas em collab com artesãs de Brumado


Fotos: divulgação, reprodução/redes sociais e Lucas Assis (Afro Fashion Day). Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias