6 Jul 2023
Anuário da Cerveja: Bahia lidera em número de fábricas no Nordeste

A Bahia é o estado com a maior quantidade de fábricas, com algumas delas, como a Heineken, anunciando, inclusive, mais investimentos. Atualmente, são 30 cervejarias em território baiano, 10 a mais que as 30 instaladas no Rio Grande do Norte e no Ceará. Fortaleza é a única cidade nordestina no seleto grupo de 22 municípios com mais de 10 fábricas, com 11 cervejarias.
Os nove estados do Nordeste somam 1.647 diferentes produtos registrados na base do Ministério. Alagoas apresenta a maior média de receitas registradas por cervejaria, com 37,1 produtos registrados por fábrica.
“O segmento de artesanais continua crescendo. Estamos cada vez mais presentes no território nacional e movimentando a economia local. A enorme quantidade de produtos e marcas também ilustram o poder de inovação deste segmento", afirma o presidente da Abracerva - Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Gilberto Tarantino.
Segundo ele, as cervejarias micro, pequenas e médias correspondem a cerca de 3% do mercado, mas representam 97% de todas as fábricas do país. A presença delas nos municípios é de grande relevância, ajudando a construir uma cadeia de valor que inclui bares especializados, qualificação de mão de obra, uso de insumos locais, criação de rotas turísticas e arrecadação de impostos.
Panorama no Brasil
O estado de São Paulo segue com o maior número de cervejarias registradas, somando, ao final de 2022, 387 fábricas. O Rio Grande do Sul, que inaugurou 25 novas fábricas só no ano passado, vem logo atrás, com 310 fábricas. Minas Gerais completa o pódio com 222 cervejarias, ultrapassando Santa Catarina.
O Anuário pode ser acessado no site do MAPA.
Conexão Cerveja Brasil
Falando em cerveja, a Abracerva, buscando ampliar a presença das cervejarias artesanais no país, valorizar o regionalismo e fortalecer o segmento, começa a realizar, neste mês de julho, o Conexão Cerveja Brasil. O projeto acontecerá nas cinco regiões do país. A edição nordestina será em Salvador, em nova data, de 16 a 20 de agosto.
Foto: Pixhere via Diário do Comércio.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.