Axé-Bahia-Amém é o nome da coleção que Plínio Simões apresentou na última terça-feira (17), no Fasano Salvador. O lançamento reuniu convidados do designer de joias baiano, reconhecido por criar peças usadas por celebridades como Angela Bassett e Viola Davis. O evento começou no Business Center do hotel e seguiu com um coquetel no rooftop.
A coleção, inspirada no sincretismo religioso da Bahia, reúne joias que refletem a fusão entre o candomblé e o catolicismo, uma característica marcante da cultura baiana. “Fiquei muito feliz em apresentar Axé-Bahia-Amém para pessoas tão queridas e que admiram meu trabalho”, afirmou Plínio, que é devoto do Senhor do Bonfim. Na ocasião, o designer destacou o caráter pessoal das criações, que celebram sua conexão com a Bahia. “São peças que trazem meu olhar sobre a história e a cultura baiana”, disse em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Natural de Salvador, crescido no Bonfim, Plínio formou-se em administração de empresas e, enquanto estagiava na área, conheceu o universo dos minerais pela irmã, que é geóloga, e acabou se interessando pelo tema. Em 2013, adquiriu seu primeiro lote de esmeraldas na região de Pindobaçu, no interior da Bahia, onde o garimpo é uma atividade tradicional. Ao retornar a capital baiana, começou sua jornada como fornecedor da matéria prima para joalherias locais.
Decidido a expandir seus conhecimentos, mergulhou nos estudos de ourivesaria, lapidação, gemologia e classificação de diamantes e outras gemas. Com o tempo, tornou-se designer de joias, criando suas próprias peças e desenvolvendo uma carteira de clientes pessoais. Inicialmente, trabalhou sob o nome Dioro Joalheria. À medida que o reconhecimento cresceu, percebeu que era hora de se reposicionar e atrelar seu nome à sua marca.
A nova fase da carreira de Plínio Simões foi celebrada por todos os presentes, e o designer reforçou seu compromisso com a originalidade e a identidade cultural. “Idealizei peças que conectem as pessoas à energia única da Bahia”, revelou.
Para saber mais sobre seu trabalho, acesse @pliniosimoes.
Veja fotos: