Contagem regressiva! Comida di Buteco 2025 entra na reta final; saiba quando campeão de Salvador será anunciado

Contagem regressiva! Comida di Buteco 2025 entra na reta final; saiba quando campeão de Salvador será anunciado

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

João Botelho

Publicado em 06/05/2025 às 16:36 / Leia em 3 minutos

A última semana do Comida di Buteco 2025 já deixa um gostinho de saudade entre os soteropolitanos. É hora de se despedir dos petiscos suculentos que marcaram o circuito gastronômico de 59 bares espalhados por Salvador e região. O concurso termina no próximo domingo (11), e o grande campeão regional será revelado no dia 27.

Quem percorreu os botecos ao longo de quase um mês mergulhou não só em sabores, mas também em histórias. Os pratos foram inspirados em clima de romance, temperos misteriosos e narrativas de famílias, amigos e empreendedores espalhados pelo Centro Histórico, Subúrbio, bairros boêmios e periféricos.

Abril e o início de maio foram tomados por bares cheios, muita resenha, votos acirrados, cerveja gelada e petiscos criativos. Até os nomes dos pratos viraram assunto entre amigos: “O Elfo de Mangabeira”, “Bolovo”, “Batata da Gratidão” e “Tome na Costela” estão entre os favoritos das rodas de conversa.

Mas por trás do clima descontraído, o concurso movimenta a economia local. Segundo a organização regional do evento, o impacto no setor de alimentos e serviços já chega a R$ 4 milhões. Em um período tradicionalmente mais lento, os bares participantes vivenciaram um aquecimento expressivo nos negócios.

Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco, reforça a importância desta reta final:
“Entramos na semana decisiva do concurso, e é agora que cada voto realmente faz a diferença. Superamos a marca do ano passado e vimos um crescimento no engajamento dos soteropolitanos, tanto dos donos de boteco, quanto do público. É emocionante ver como Salvador tem se mobilizado para prestigiar os sabores típicos da cidade e isso só reforça a força da nossa cultura gastronômica”, destaca.

Comemorando 25 anos de história, o concurso ganhou um tom ainda mais festivo em 2025. Os 59 bares da capital prepararam equipes, petiscos autorais, drinks especiais e até bolos cenográficos para marcar a edição comemorativa. Este também foi um ano de marcos importantes: Salvador registrou um recorde de 27 botecos comandados por mulheres.

Entre os destaques, está o Desafio da Caipiroska, que inspirou combinações ousadas, e os petiscos com preço fixo de R$ 35, o que ajudou a democratizar a experiência. “Este ano, o CDB superou todas as expectativas em Salvador. Batemos recordes de participação, o público respondeu com entusiasmo e os bares capricharam como nunca. A nossa expectativa para 2025 é alcançar 38 mil votos aqui em Salvador”, afirma Max.

Como funciona a votação?

Até o encerramento, no domingo (11), o público e os jurados seguem avaliando os bares em quatro categorias: petisco (peso de 70%), atendimento, higiene e temperatura da bebida (10% cada). O voto popular representa 50% da nota total, enquanto os jurados completam a outra metade. O campeão regional segue para a disputa nacional, concorrendo ao título de Melhor Buteco do Brasil.

Além do título principal, o boteco que fizer a melhor homenagem aos 25 anos do concurso garantirá imunidade na próxima edição e vaga com tudo pago na cerimônia nacional. E tem mais: o Desafio da Caipiroska também premiará o autor da melhor versão do drink com um prêmio especial dos patrocinadores.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia