O Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos divulgou, na noite deste domingo (8), os cadernos de questões do Concurso Público Nacional Unificado, o “ENEM dos Concursos”. O link para baixar os cadernos está disponível no site do CPNU. O participante também pode encontrar as provas na página da Cesgranrio dedicada ao CPNU, por meio de login no Gov.br. Estão disponíveis as questões dos oito blocos de conhecimento.
Com 2,1 milhões de inscritos, a prova para quem concorreu às vagas de ensino médio, no bloco 8, trouxe como tema da redação como a educação e o progresso científico e tecnológico podem ajudar a reduzir as desigualdades. Já nos sete blocos de nível superior, as provas dissertativas tiveram questões específicas para cada área, com temas que variavam desde censo escolar a mudanças climáticas e direitos humanos no contexto indígena e situação do sistema prisional, entre outros.
Datas
O gabarito preliminar oficial da prova objetiva do CPNU será divulgado na terça-feira (20), na página oficial do certame. Depois da divulgação, os candidatos terão entre os dias 20 e 21 de agosto para recorrer, caso não concorde com a resolução de alguma questão. Pelo cronograma oficial, a imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro e as notas finais das provas objetivas, após avaliados todos os recursos, serão divulgadas em 8 de outubro.
No próprio 8 de outubro deve ser divulgada também a nota preliminar da prova discursiva. Eventuais pedidos de revisão das questões abertas poderão ser solicitados em 8 e 9 de outubro, com a divulgação da nota final das discursivas previstas para 17 de outubro. As notas finais devem sair em 21 de novembro.
O “ENEM dos Concursos” oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, sendo 5.948 para o nível superior e 692 para nível médio. Deste total, 20% estão reservadas para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas. Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.