Artista de carreira consolidada, acostumado a viver momentos memoráveis, Gilberto Gil se emocionou durante a cerimônia na qual recebeu o título de “doutor honoris causa” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A entrega da honraria aconteceu na noite da última terça-feira (18), no Teatro Odylo Costa. Baiano de Salvador, há décadas o músico escolheu a capital fluminense como morada.
Acompanhado da esposa, Flora Gil, e dos filhos José Gil e Maria Gil, o cantor e compositor foi prestigiado por personalidades do meio artístico e político brasileiro, entre eles a atriz Camila Pitanga, que leu um texto sobre ele, e assistiu às apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e dos corais da Uerj e dos Servidores da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Gosto dos reconhecimentos ligados à minha pessoa, ao meu desempenho na área da música, da cidadania, essas coisas todas ligadas ao homem Gilberto Gil”, disse em entrevista à GloboNews.
O título de “doutor honoris causa” é a honraria mais importante concedida pela Uerj, destinada a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Em fevereiro, Gilberto Gil recebeu um título semelhante da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2022, o ex-ministro da Cultura (2003 – 2008) se tornou também membro da Academia Brasileira de Letras.
Veja fotos: