Salvador está entre os destinos brasileiros escolhidos pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para uma ação de divulgação internacional das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Em parceria com o Sebrae, a entidade promove, até 18 de outubro, uma press trip com quatro profissionais de comunicação e criadores de conteúdo da Argentina, Colômbia e México.
Além da capital baiana, o roteiro inclui Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). A proposta é apresentar experiências que vão além do futebol, destacando a cultura, a gastronomia e os principais atrativos turísticos de cada cidade antes da realização do torneio, que será disputado pela primeira vez na América do Sul.
Em Salvador, os convidados conhecerão pontos turísticos como o Pelourinho e o Farol da Barra, além de restaurantes que representam a gastronomia baiana. A programação também prevê visitas ao Museu do Grêmio e um passeio pelo Guaíba, em Porto Alegre; ao Maracanã, ao Pão de Açúcar e a um projeto de futebol feminino, no Rio; e à Arena BRB Mané Garrincha e ao patrimônio arquitetônico de Brasília.
A iniciativa busca aproveitar o potencial da competição para impulsionar o turismo e movimentar a economia brasileira. Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) elaborado para a Embratur, a Copa do Mundo Feminina de 2027 deve movimentar R$ 8,8 bilhões, contribuir com R$ 3,8 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) e gerar mais de 73 mil postos de trabalho.
“A Copa do Mundo Feminina abre uma oportunidade para gerar viagens e novos negócios. A promoção precisa começar antes do torneio, quando os visitantes estão escolhendo seus destinos e planejando o que fazer. Queremos que esse interesse se traduza em oportunidades para empresas e trabalhadores, com benefícios que permaneçam no turismo brasileiro depois da competição”, destacou o presidente da Embratur, Bruno Reis.
A escolha dos países participantes considera a relevância dos mercados latino-americanos para o turismo brasileiro e a conexão dessas nações com o futebol. Em 2026, o Brasil recebeu 2.244.297 visitantes da Argentina, 149.652 da Colômbia e 95.217 do México.
Ao vivenciar as experiências das cidades-sede, os profissionais convidados poderão produzir conteúdos voltados aos interesses de seus públicos, incentivando viagens e ajudando potenciais turistas a planejar a estadia no Brasil durante o Mundial. A expectativa é ampliar os benefícios da competição para diferentes segmentos, como hospedagem, transporte, comércio e alimentação.
O Sebrae também pretende aproveitar a oportunidade para fortalecer os pequenos negócios envolvidos na cadeia turística. “O nosso objetivo é atuar na construção de estratégias, ações e soluções integradas para apoiar Microempreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027 no Brasil, buscando potencializar os resultados institucionais, ampliar o alcance das soluções do Sistema Sebrae e contribuir para a geração de legado econômico e social aos pequenos negócios brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.