O espetáculo “KAIALA”, solo do ator, dramaturgo e diretor Sulivã Bispo, celebra 10 anos de trajetória com uma circulação gratuita por terreiros de candomblé da Bahia. Entre agosto e setembro, a montagem passa por casas tradicionais de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano, em apresentações abertas às comunidades.
Com o projeto “Kaiala está de volta pra casa”, o espetáculo reforça a relação com os espaços que inspiraram sua criação e aborda temas como intolerância religiosa, racismo religioso, resistência e liberdade de crença.
Nesta nova temporada, que começa em 14 de agosto, na Casa de Oxumaré, em Salvador, a montagem ganha a participação especial da multiartista mirim Pietra Gomes, integrante da Banda Didá. Ela passa a dividir a cena com Sulivã Bispo e o percussionista Ruan Lemos, da Banda Aiyê.
“Logo no início da trajetória fizemos uma apresentação no Terreiro Bate Folha, e desde então ficou o desejo de levar KAIALA para outros terreiros. As comemorações dos 10 anos começam agora, nesses espaços sagrados, e este projeto representa apenas o início de muitas ações que ainda virão”, afirma Sulivã Bispo.
O artista destaca também que KAIALA extrapola o fazer teatral.
“É uma missão que renovo todos os anos. O espetáculo denuncia o racismo religioso, que infelizmente vem assumindo formas cada vez mais sofisticadas, combate o preconceito e apresenta a beleza do candomblé de Angola, reverenciando nossa ancestralidade e nosso pertencimento. Mais do que uma encenação, trata-se de um compromisso social, racial e identitário, construído em diálogo permanente com as comunidades de terreiro.”
Confira a programação
14 de agosto
20h
Casa de Oxumaré, Salvador
22 de agosto
19h
Kalebokun, Salvador
30 de agosto
16h
Ajagunã, Salvador
4 de setembro
Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, Santo Amaro
5 de setembro
16h
TUNTUN, Salvador
12 de setembro
18h
São Jorge Filhos da Gomeia, Salvador.