Aos 7 anos, a skatista Yayla Lima já acumula conquistas importantes no esporte e chama atenção nas pistas de Salvador. Campeã baiana de Skateboard Street, a atleta mirim é apontada como uma das promessas da modalidade na capital baiana e tem chamado atenção de quem passa pela nova pista da Avenida Bonocô, um dos principais espaços de treinamento.
Beneficiária do programa Bolsa Atleta Salvador, Yayla integra o grupo de 448 atletas e paratletas contemplados pela Prefeitura neste ano, número 25% maior que o do ciclo anterior. O programa oferece auxílio mensal entre R$ 300 e R$ 2 mil para esportistas de diversas modalidades, como atletismo, judô, natação, triathlon, vôlei, capoeira, BMX Racing e beach tennis, com o objetivo de apoiar treinos, competições e desenvolvimento esportivo.

Atualmente, Yayla treina em diferentes pistas da cidade, mas tem frequentado principalmente o novo equipamento esportivo da Bonocô, entregue recentemente pela Prefeitura. O espaço virou ponto de encontro de skatistas de vários bairros da cidade. “A pista da Bonocô é muito importante; é a única pista de competição de Street que temos em Salvador atualmente. E, por ser em uma área central, acaba reunindo pessoas de diferentes bairros”, afirma o skatista Rodrigo Santil, responsável pelo acompanhamento individual da atleta.
A própria Yayla conta que a nova pista tem sido fundamental para sua evolução. Antes, ela treinava com mais frequência na pista da Avenida ACM, na região das áreas livres do BRT, mas hoje prefere a estrutura da Bonocô. “Gosto muito daqui porque tem tudo o que preciso. Na rampa pequena consigo fazer muitas manobras”, relata.

Além da Bonocô, Salvador possui pistas públicas de skate em locais como Parque da Cidade, São Tomé de Paripe, Barris, Barreiras, São Caetano, Stella Maris, Ribeira, Pirajá, São Cristóvão e Cajazeiras. Ainda em 2026, mas pelas mãos do Governo da Bahia, a capital baiana vai ganhar outro espaço, o Skatepark do Subúrbio.
A relação de Yayla com o skate começou cedo. Segundo a mãe, Fabiane, o interesse surgiu aos 5 anos, quando ganhou um skate de aniversário enquanto a família ainda morava na Turquia, país de origem do pai da menina. “Ela se interessou porque sempre foi muito desafiadora e via o skate como um esporte muito masculino. Ela disse: ‘Mãe, eu quero um skate, quero praticar esse esporte que poucas meninas praticam’”, relembra.

Depois da mudança para Salvador, Yayla entrou em uma escolinha de skate e rapidamente passou a se destacar pela facilidade em aprender manobras e pela dedicação aos treinos. Ainda no primeiro ano na modalidade, já participou de competições do circuito baiano de Street e conquistou lugar no pódio. Fã da skatista Rayssa Leal, Yayla sonha alto e pretende conquistar títulos nacionais e mundiais no futuro. “Eu amo o skate. As crianças se divertem em parquinhos. Eu me divirto em uma pista de skate”, diz a atleta mirim.