Fechamento do caixão de Papa Francisco será na ‘Hora da Misericórdia’; entenda

Fechamento do caixão de Papa Francisco será na ‘Hora da Misericórdia’; entenda

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Vatican News

Publicado em 23/04/2025 às 17:04 / Leia em 3 minutos

A cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco será realizada nesta sexta-feira (25), às 20h (horário de Roma), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A celebração será conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, e marca um dos momentos mais solenes do período de luto após a morte do pontífice, ocorrida na última segunda-feira (21), aos 88 anos.

No Brasil, o rito está previsto para acontecer às 15h, horário que, para os católicos, carrega um forte simbolismo: trata-se da chamada “Hora da Misericórdia” — o momento em que, segundo os Evangelhos, Jesus Cristo morreu na cruz.

A coincidência do horário com esse marco da fé cristã chamou a atenção de fiéis brasileiros, que acompanham em tempo real as homenagens ao papa em diversas partes do mundo. A expectativa é de que milhares de católicos se reúnam em oração nesse mesmo horário.

A Hora da Misericórdia

Segundo a tradição católica, a “Hora da Misericórdia” acontece às 15h, conhecida também como a hora nona, de acordo com os relatos bíblicos. No Evangelho de Marcos (15:33-34), está registrado:

“Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz: ‘Eloi, Eloi, lamá sabactâni?’, que quer dizer: ‘Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?’”

De acordo com a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, essa hora é considerada um momento especial de súplica e oração, em que os fiéis são convidados a recordar a Paixão de Cristo, oferecendo suas orações pela humanidade.

“Não se trata de uma hora completa, mas do instante em que Jesus entrega sua vida. Às três da tarde, nos colocamos espiritualmente aos pés da cruz para pedir misericórdia para o mundo”, explicam as religiosas.

A escolha do horário do fechamento do caixão do Papa Francisco às 15h no Brasil – ainda que coincidência – reforça o simbolismo de fé e esperança presente em todos os ritos fúnebres da Igreja Católica.

A Missa de Exéquias e o funeral do pontífice estão marcados para o sábado (26), às 10h no horário local, na Praça de São Pedro, com presença de líderes religiosos e autoridades de todo o mundo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia