Entenda o significado do Sábado de Aleluia e a origem da tradição de ‘malhar o Judas’

Entenda o significado do Sábado de Aleluia e a origem da tradição de ‘malhar o Judas’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Freepik

Publicado em 19/04/2025 às 10:52 / Leia em 2 minutos

Neste sábado (19), os cristãos celebram o Sábado de Aleluia, último dia da Semana Santa antes do Domingo de Páscoa. A data representa um momento de silêncio, preparação e expectativa pela ressurreição de Jesus Cristo, que será comemorada no domingo.

Enquanto a Sexta-feira Santa é marcada pelo luto e reflexão sobre a morte de Cristo, o Sábado de Aleluia é um dia de vigília e esperança.

A liturgia cristã tradicionalmente orienta um clima de espera pela vitória sobre a morte.

Além do significado religioso, o Sábado de Aleluia também preserva manifestações culturais populares, como a tradição de “Malhar o Judas”. Em várias regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, é costume confeccionar bonecos de pano representando Judas Iscariotes — o apóstolo que traiu Jesus — e castigá-los publicamente. A prática envolve encenações de julgamento, “execuções simbólicas” e, muitas vezes, queima dos bonecos, acompanhadas de música, sátiras políticas e festas.

Como é definida a data da Semana Santa?

A Semana Santa não possui datas fixas. O cálculo da data da Páscoa é feito a partir da Quarta-feira de Cinzas — dia seguinte ao Carnaval — somando-se 46 dias.

Assim, a Páscoa sempre cai no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de outono no hemisfério sul (primavera no norte).

A Sexta-feira Santa é considerada feriado oficial no Brasil, enquanto o Domingo de Páscoa, embora celebrado amplamente, não é feriado nacional.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia