Em 12 dias, Salvador já acumula mais que o previsto de chuva para todo o mês de janeiro. Segundo dados da Defesa Civil, a Ilha de Bom Jesus dos Passos acumula 122mm de chuva. A média meteorológica para o mês de janeiro é de 76,9mm.
O segundo local onde mais choveu foi a Ilha dos Frades, que acumula 90,4mm. Itapuã aparece em terceiro lugar, com 83,8mm acumulados. Depois, Palestina (74mm) e Cajazeiras VIII (70,6mm).
A chuva deste fim de semana é causada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão para este domingo é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e trovoadas, a qualquer hora do dia.
Segundo a Defesa Civil, foram registradas 80 solicitações por meio do 199, sendo as principais 29 ameaça de desabamento e 28 ameaças de deslizamento de terra. A Defesa Civil, junto com todos os órgão e parceiros do SMPDC, continuam de plantão 24h para agir nas emergências.
Bahia
Grande parte do território baiano está em alerta laranja, por causa das chuvas intensas. Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há expectativa de ventos intensos (60-100 km/h). Por causa das condições climáticas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A cidade de Amargosa foi que a registrou a maior quantidade de chuvas em 24 horas em todo o país. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e tem como referência o sábado (11). Segundo o instituto, choveu 112,2mm na cidade baiana.
As áreas afetadas pelo alerta são: Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Nordeste Baiano, Sudeste Piauiense, Centro-Sul Mato-grossense, São Francisco Pernambucano, Centro-Norte Piauiense, Nordeste Mato-grossense, Sertão Alagoano, Centro Norte Baiano, Norte de Minas, Sertões Cearenses, Sul Baiano, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Sudoeste Piauiense, Oeste Maranhense, Metropolitana de Salvador, Leste Sergipano, Extremo Oeste Baiano, Agreste Sergipano, Agreste Alagoano, Sudoeste Mato-grossense, Sul Cearense, Sertão Pernambucano, Nordeste Paraense, Leste Maranhense, Centro Maranhense, Baixo Amazonas, Vale do Mucuri, Sudeste Mato-grossense, Sertão Sergipano, Leste Alagoano, Leste Goiano, Agreste Pernambucano, Noroeste Goiano, Marajó, Madeira-Guaporé.